Banner Portal
Políticas públicas: educação e linguagem
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Discurso. Política Pública. Ensino.

How to Cite

PFEIFFER, Cláudia Castellanos. Políticas públicas: educação e linguagem. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 53, n. 2, p. 149–156, 2011. DOI: 10.20396/cel.v53i2.8636984. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636984. Acesso em: 6 jul. 2024.

Abstract

Procuramos compreender, a partir do pressuposto de que os processos de escolarização e urbanização são indissociáveis, os modos por meio dos quais as políticas de ensino – enquanto políticas públicas – configuram possibilidades de inscrição do sujeito na história. Para tanto, investimos na análise datextualização que vai se construindo no batimento entre os modos de formulação das políticas públicas e das teorias que as sustentam.
https://doi.org/10.20396/cel.v53i2.8636984
PDF (Português (Brasil))

References

CONDORCET, J-A-N. de Caritat, marquis de. (2008). Cinco memórias sobre a instrução pública. São Pulo: editora da Unesp.

DUARTE, N. (2001). As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação (ANPED), São Paulo, n. 18, pp. 35-40.

NUNES, C. (2000). O velho e o bom ensino secundário: dois momentos decisivos. Revista Brasileira de Educação (ANPED), São Paulo, n. 14, pp. 35-60.

AZEVEDO, J. M. de Lins. (2004). A Educação como Política Pública. 3ª. Edição. Campinas:Autores Associados.

ORLANDI, E. (2010). Discurso e políticas públicas urbanas: a fabricação do consenso. 1ª. ed. Campinas: Editora RG.

ORLANDI, E. (2001). Tralhas e troços: o flagrante urbano. In: Eni Pulcinelli Orlandi. (Org.). Cidade atravessada. Campinas: Pontes, v. 1, p. 09-24.

ORLANDI, E. (1996). Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho do simbólico. Rio de Janeiro: Vozes.

PÊCHEUX, M. (1999). Papel da memória. In: Achard, P. et al. Papel da memória (Nunes, J.H., Trad. e Intr.). Campinas: Pontes.

ORLANDI, E.; GADET, F. (1981). La langue introuvable. Paris: Maspero.

PFEIFFER, C. (2010b). Linguística, Ensino e Legislação. In: Efeitos de Leitura: sujeitos e sentidos em movimento. 1ª. ed. São Paulo: Editora Alphabeto, v.1, p. 13-28.

PFEIFFER, C. (2010a). Políticas Públicas de ensino In: Discurso e políticas públicas urbanas: a fabricação do consenso. 1ª. ed. Campinas: Editora RG, v.1, p. 85-99.

PFEIFFER, C. (2002). Sentidos para Sujeito e Língua Nacionais. Língua e Instrumentos Lingüísticos. v.7, p.71 - 93.

The journal CADERNOS DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS is granted all the copyright related to the published works. The originals will not be returned. By virtue of being part of this public access journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications

Downloads

Download data is not yet available.