Banner Portal
Políticas públicas: educação e linguagem
PDF

Palavras-chave

Discurso. Política Pública. Ensino.

Como Citar

PFEIFFER, Cláudia Castellanos. Políticas públicas: educação e linguagem. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 53, n. 2, p. 149–156, 2011. DOI: 10.20396/cel.v53i2.8636984. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636984. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Procuramos compreender, a partir do pressuposto de que os processos de escolarização e urbanização são indissociáveis, os modos por meio dos quais as políticas de ensino – enquanto políticas públicas – configuram possibilidades de inscrição do sujeito na história. Para tanto, investimos na análise datextualização que vai se construindo no batimento entre os modos de formulação das políticas públicas e das teorias que as sustentam.
https://doi.org/10.20396/cel.v53i2.8636984
PDF

Referências

CONDORCET, J-A-N. de Caritat, marquis de. (2008). Cinco memórias sobre a instrução pública. São Pulo: editora da Unesp.

DUARTE, N. (2001). As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação (ANPED), São Paulo, n. 18, pp. 35-40.

NUNES, C. (2000). O velho e o bom ensino secundário: dois momentos decisivos. Revista Brasileira de Educação (ANPED), São Paulo, n. 14, pp. 35-60.

AZEVEDO, J. M. de Lins. (2004). A Educação como Política Pública. 3ª. Edição. Campinas:Autores Associados.

ORLANDI, E. (2010). Discurso e políticas públicas urbanas: a fabricação do consenso. 1ª. ed. Campinas: Editora RG.

ORLANDI, E. (2001). Tralhas e troços: o flagrante urbano. In: Eni Pulcinelli Orlandi. (Org.). Cidade atravessada. Campinas: Pontes, v. 1, p. 09-24.

ORLANDI, E. (1996). Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho do simbólico. Rio de Janeiro: Vozes.

PÊCHEUX, M. (1999). Papel da memória. In: Achard, P. et al. Papel da memória (Nunes, J.H., Trad. e Intr.). Campinas: Pontes.

ORLANDI, E.; GADET, F. (1981). La langue introuvable. Paris: Maspero.

PFEIFFER, C. (2010b). Linguística, Ensino e Legislação. In: Efeitos de Leitura: sujeitos e sentidos em movimento. 1ª. ed. São Paulo: Editora Alphabeto, v.1, p. 13-28.

PFEIFFER, C. (2010a). Políticas Públicas de ensino In: Discurso e políticas públicas urbanas: a fabricação do consenso. 1ª. ed. Campinas: Editora RG, v.1, p. 85-99.

PFEIFFER, C. (2002). Sentidos para Sujeito e Língua Nacionais. Língua e Instrumentos Lingüísticos. v.7, p.71 - 93.

O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.