Banner Portal
Imagens de si na tela do cinema: reflexões sobre o Ethos Fílmico
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Ethos. Discurso Fílmico. Ficção.

How to Cite

ALVES, Carolina Assunção e. Imagens de si na tela do cinema: reflexões sobre o Ethos Fílmico. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 55, n. 2, p. 67–84, 2013. DOI: 10.20396/cel.v55i2.8637291. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637291. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

Uma das funções do discurso fílmico, assim como dos outros tipos de discurso, é causar um determinado impacto sobre o público, ou seja, ele é portador de alguma dimensão argumentativa. Para isso, a instância de produção emprega estratégias dentre as quais é possível verificar a presença das provas retóricas. Uma delas é o ethos, que implica a construção de uma ou mais imagens de si por parte do enunciador, a fim de obter a adesão pretendida. No caso do filme narrativo de ficção, as circunstâncias determinantes da troca comunicativa chamam atenção para certas particularidades: a linguagem cinematográfica, o star system, os aspectos comerciais e dramáticos, as identidades envolvidas dentro e fora do mundo ficcional. O objetivo deste artigo é refletir sobre as possíveis configurações do ethos nesse gênero discursivo específico, com base principalmente nas categorias estabelecidas por Amossy (2006) e sob a perspectiva da teoria semiolinguística de Charaudeau (2001). A fim de poder melhor visualizar a aplicação das ideias propostas, será realizada uma análise do ethos no filme O Poderoso Chefão II (The Godfather Part II, 1974), de Francis Ford Coppola.
https://doi.org/10.20396/cel.v55i2.8637291
PDF (Português (Brasil))

References

AMOSSY , R. Les idées reçues – sémiologie du stéréotype. Paris: Éditions nathan, 1991.

Alves – Imagens de si na tela do cinema: Reflexões sobre o Ethos Fílmico

Alves. La notion d’ethos de la rhétorique à l’analyse de discours. In: AMOSSY, Ruth. (sous la direction de) Images de soi dans le discours: la construction de l’ethos. lausanne: Delachaux et niestlé, 1999. p. 9-30.

Alves. L’argumentation dans le discours. Paris: armand Colin, 2006.

ARISTÓTELES. Retórica. Tradução e notas de Manuel Alexandre Júnior. Estudos Gerais - série universitária – Clássicos da filosofia. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2000.

CHARAUDEAU, P. Uma Teoria dos Sujeitos da Linguagem. In: MARI, H.; MACHADO, I.; MELLO, r. (orgs.). Análise do Discurso: Fundamentos e Práticas. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2001, p. 23-38.

COSTA, A. Compreender o cinema. são Paulo, Globo: 1989.

DELORME, S. Le livre Francis Ford Coppola. Paris: Cahiers du cinéma, Collection Grands Cinéastes, 2007.

DUNCAN, P. (org.) The Godfather family album – photographs by Steve Schapiro. Taschen: Colônia, 2010.

EGGS, E. Ethos aristotélicien, conviction et pragmatique moderne. in: aMossY, Ruth. (sous la direction de) Images de soi dans le discours: la construction de l’ethos. lausanne: Delachaux et niestlé, 1999. p. 31-59.

MARTIN, M. A linguagem cinematográfica. são Paulo: Brasiliense, 1990.

PAVEAU, M-A.; SARFATI, G-É. As grandes teorias da linguística – da gramática comparada à pragmática. são Carlos: Claraluz, 2006.

O PODEROSO CHEFÃO – The Coppola Restoration (The Godfather). Direção: Francis Ford Coppola. São Paulo: Paramount Pictures. 2008. 4DVDs, widescreen, color., legendado.

OLBRECHTS-TYTECA, L.; PERELMAN, C. Traité de l’argumentation – la nouvelle rhétorique. Bruxelas: Editions de l’Université de Bruxelles, 2008. 6ª ed.

The journal CADERNOS DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS is granted all the copyright related to the published works. The originals will not be returned. By virtue of being part of this public access journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications

Downloads

Download data is not yet available.