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As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leitura
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Palavras-chave

Escola. Família. Políticas públicas.

Como Citar

CARON, Monica Filomena. As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leitura. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 60, n. 2, p. 545–561, 2018. DOI: 10.20396/cel.v60i2.8648713. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648713. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A proposta do artigo é mostrar a relação da área da Neurolinguística Discursiva (ND) inaugurada por Coudry (1986) com os familiares de crianças acompanhadas no Centro de Convivência de Linguagem (CCazinho/IEL-UNICAMP). Retrata uma importante e atual questão relacionando duas instituições em transformação: a Família e a Escola. A reflexão sobre essa relação é sustentada teoricamente por autores relevantes para a ND, como Vygotsky, Luria e Agamben. O artigo dá visibilidade a aspectos complexos da relação Escola e Família explicitando, por um lado, a diversidade de ordenações familiares, as desigualdades culturais e materiais de grande parte das famílias e, de outro, a ineficiência da escola em praticar uma gestão de aplicação de recursos tendo como finalidade o processo de aprendizagem de seus alunos, o que acaba por culminar no fracasso escolar. Defende que acontecimentos implicados na construção de parceria entre as duas instituições em benefício da criança/aluno, poderiam interferir positivamente nas proposições de Políticas Públicas Educacionais.
https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8648713
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