Banner Portal
v. 60 n. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos
30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos
O volume destina-se a reunir artigos que apresentem reflexões teóricas e metodológicas desenvolvidas a partir dos postulados articulados por Coudry, em sua tese Diário de Narcisodiscurso e afasia, em 1986, e publicado como livro com o mesmo título, em 1988.

Editorial

Rosana do Carmo Novaes, Fernanda Maria Pereira Freire
315-321
30 anos do Diário de Narciso: obra inaugural da neurolinguística discursiva
https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8653275
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8653275

Foto

Rosana do Carmo Novaes
322
Foto de Maria Irma Hadler Coudry
https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8653324
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8653324

Neurolinguística discursiva: autoria, transmissão, revolução conceitual e metodológica

Maria Irma Hadler Coudry
323-350
Diário de Narciso e Neurolinguística Discursiva: 30 anos depois
https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8653126
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8653126
Silvana Perottino
351-367
Neurolinguística discursiva e transmissão – a questão da autoria
https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8648717
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8648717
Anna Maria Lunardi Padilha
368-383
A obra de Maria Irma H. Coudry: Neurolinguística Discursiva como revolução conceitual-metodológica para os estudos da educação especial
https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8648558
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8648558
Sonia Maria Sellin Bordin, Fernanda Maria Pereira Freire
384-399
Neurolinguística discursiva: contribuições para uma fonoaudiologia na área da linguagem
https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8650677
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8650677
Fernanda Mussalim
400-413
A dimensão discursiva da cognição ou a dimensão cognitiva do discurso
https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8651036
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8651036
Elaine Cristina de Oliveira, Marcus Vinicius Borges Oliveira
414-424
Neurolinguística Discursiva: contribuições para discutir a relação entre Linguagem e Pobreza
https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8649847
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8649847

O funcionamento linguístico-cognitivo nas patologias

Rosana do Carmo Novaes
425-451
Qualitative Research in Neurolinguistics: the case of Word Finding Difficulties and related phenomena
https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8653310
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8653310
Julyana Chaves Nascimento, Lourenço Chacon
452-471
Uma abordagem não-dicotomizante das questões de linguagem na doença de Parkinson: as hesitações
https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8649696
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8649696
Michelli Alessandra Silva
472-488
Contribuicões da neurolinguística discursiva para a compreensão do sujeito e da linguagem na síndrome do x-frágil
https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8653127
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8653127
Paloma Rocha Navarro
489-506
Fonoaudiologia no contexto da Equoterapia com crianças autistas: uma reinterpretação a partir da Neurolinguística Discursiva
https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8651355
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8651355
Dionéia Motta Monte-Serrat
507-526
Inclusão de crianças com hidrocefalia em práticas de letramento: abordagem neurolinguística
https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8648201
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8648201

Neurolinguística discursiva: reflexões sobre ensino-aprendizagem de crianças com ou sem patologias

Maria Judith Righi-Gomes
527-537
A mediação em sala de aula como construção compartilhada de sentidos
https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8648742
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8648742
Patrícia Aparecida de Aquino
538-544
Onde está o déficit? – polêmica em torno da dislexia
https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8648687
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8648687
Monica Filomena Caron
545-561
As relações da neurolinguística discursiva com os familiares das crianças em processo de aprendizado de escrita e leitura
https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8648713
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8648713

Resenha

Sirio Possenti
562-565
Sobre o diário de Narciso... Ainda
https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8653125
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8653125