Banner Portal
A obra de Maria Irma H. Coudry: Neurolinguística Discursiva como revolução conceitual-metodológica para os estudos da educação especial
PDF

Palavras-chave

Neurologia Discursiva. Maria Irma Coudry. Educação Especial.

Como Citar

PADILHA, Anna Maria Lunardi. A obra de Maria Irma H. Coudry: Neurolinguística Discursiva como revolução conceitual-metodológica para os estudos da educação especial. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 60, n. 2, p. 368–383, 2018. DOI: 10.20396/cel.v60i2.8648558. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648558. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Os achados de Maria Irma Hadler Coudry no campo da Neurolinguística Discursiva (ND) configuram-se como revolução conceitual-metodológica, uma vez que deslocam o centro da discussão – da afasia, da área e da clínica médicas, com seus formulários e testes, que deformam a relação entre sujeitos ‒ para a avaliação e o acompanhamento dos sujeitos afásicos a partir de situações discursivas e dialógicas. Este texto trouxe exemplo da possibilidade de assumir os estudos de Coudry na avaliação e acompanhamento clínico longitudinal, a partir da concepção da Psicologia histórico-cultural de Lev Vigotski, de uma jovem com comprometimento neurológico que afetou sua linguagem, permitindo-lhe a saída dos limites impostos pela deficiência, na direção de afastar a barra que separa o que é normal daquilo que é patológico. Concluiu-se que a objetivação das contribuições de Maria Irma Hadler Coudry para o campo da Educação Especial demanda, dos cursos de formação de professores e de especialistas críticos, um maior rigor teórico nos estudos sobre a constituição da subjetividade, o papel da linguagem e a complexidade dos problemas relacionadas ao seu funcionamento assumindo a escola como lócus de conhecimento para todos e para cada um, de acordo com suas necessidades.
https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8648558
PDF

Referências

ABAURRE, M. B.; COUDRY, M. I. H. A relação entre trocas linguísticas de sujeitos afásicos e de crianças no processo de aquisição da língua escrita. In: Estudos da Língua(gem). Vitória da Conquista-BA. v.6, n.2, pp. 173-193. Dezembro, 2008.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 1. ed. Tradução de Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Tradução de Maria Thereza Redig de C. Barrocas. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

COUDRY, M. I. H. Neuropsicologia: Aspectos biológicos e sociais. In: Temas em Neuropsicologia. v. 1. Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. São Paulo: Tec Art, 1993, p. 38-57. Série de Neuropsicologia, xxx.

COUDRY, M. I. H. Neurolinguística e Linguística. In: DAMASCENA, B. P.; COUDRY, M. I. H. (Orgs.). Temas em Neuropsicologia e Neurolinguística. Vol. 4. Sociedade Brasileira de Neuropsicologia SBNP. São Paulo: Tec Art, 1995, pp. 12-19.

COUDRY, M. I. H. O que é dado em Neurolinguística? In: CASTRO, M. F. P. (Org.). O método e o dado no estudo da linguagem. Campinas: Editora da Unicamp, 1996. pp. 179-192.

COUDRY, M. I. H. 10 anos de Neurolinguística no IEL. Cadernos Estudos de Linguagem, Campinas, v. 32; pp. 9-23, Jan./Jun.1997.

COUDRY, M. I. H. Diário de Narciso: discurso e afasia. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

COUDRY, M. I. H. et al. Caminhos da Neurolinguística Discursiva: teorização e práticas com a linguagem. São Paulo: Mercado de Letras, 2010.

COUDRY, M. I. H.; FREIRE, F. M. P. Pressupostos teórico-clínicos da Neurolinguística Discursiva. In: COUDRY, M. I. H.; FREIRE, F. M. P.; ANDRADE, M. L. F.; SILVA, M. A. (Orgs.). Caminhos da Neurolinguística Discursiva: teorização e práticas com a linguagem. Campinas: Mercado de Letras, 2010, pp. 23-48.

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.

DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: Autores Associados, 2016.

FOUCAULT, M. O nascimento da clínica. Tradução de Roberto Machado. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1994.

FRANCHI, C. Linguagem – atividade constitutiva. Revista Almanaque, n. 5. Brasiliense, 1977, pp. 9-27.

FRANCHI, C. Prefácio (1986). In: COUDRY, M.I.H. Diário de Narciso: discurso e afasia. São Paulo: Martins Fontes, 1988, pp. XIII-XVI.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais. Tradução de Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

LAPLANTINE, F. Antropologia da doença. Tradução de Walter Lelis Siqueira. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

LEONTIEV, A. Os princípios do desenvolvimento mental e o problema do atraso mental. In: LURIA, A. R. et al. Psicologia e Pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Tradução de Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Moraes, 1991. pp.59-76.

LURIA, A.R. A construção da mente. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Ícone, 1992.

LURIA, A.R. O homem com um mundo estilhaçado. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

MENDES, E.G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 11 n. 33, pp. 387-405, set./dez. 2006,.

PADILHA, A. M. L. Possibilidades de histórias ao contrário ou como desencaminhar o aluno da casse especial. 3.ed. rev. ampl. São Paulo: Plexus, 2004.

PADILHA, A.M.L. Práticas Pedagógicas na Educação Especial: a capacidade de significar o mundo e a inserção cultural do deficiente mental. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

PADILHA, A. M. L. A precária formação docente no enfrentamento do preconceito no trabalho pedagógico. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 44, n. 2, pp. 516-529, maio-ago. 2015.

PADILHA, A. M. L.; OLIVEIRA, I.M. Educação para todos: as muitas faces da inclusão. Campinas: Papirus, 2013.

PINO, A. Processos de significação e constituição do sujeito. In: Temas em Psicologia – Desenvolvimento cognitivo: linguagem e aprendizagem. Sociedade Brasileira de Psicologia. n. 1, 1993.

ROSSLER, J. H. Sedução e alienação no discurso construtivista. Campinas: Autores Associados, 2006.

SACKS, O. Prefácio. In: LURIA, A. R. O homem com um mundo estilhaçado. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. São Paulo: Vozes, 2008, pp. 9-20.

SARAMAGO, J. A caverna. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas: Autores Associados, 2011.

VYGOTSKI, L.S. Obras Escogidas. Tomo III. Tradução de Amelia Alvarez et al. Madrid: Visor, 1995.

VYGOTSKI, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.