Banner Portal
A obra de Maria Irma H. Coudry: Neurolinguística Discursiva como revolução conceitual-metodológica para os estudos da educação especial
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Neurologia Discursiva. Maria Irma Coudry. Educação Especial.

Cómo citar

PADILHA, Anna Maria Lunardi. A obra de Maria Irma H. Coudry: Neurolinguística Discursiva como revolução conceitual-metodológica para os estudos da educação especial. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 60, n. 2, p. 368–383, 2018. DOI: 10.20396/cel.v60i2.8648558. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648558. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Os achados de Maria Irma Hadler Coudry no campo da Neurolinguística Discursiva (ND) configuram-se como revolução conceitual-metodológica, uma vez que deslocam o centro da discussão – da afasia, da área e da clínica médicas, com seus formulários e testes, que deformam a relação entre sujeitos ‒ para a avaliação e o acompanhamento dos sujeitos afásicos a partir de situações discursivas e dialógicas. Este texto trouxe exemplo da possibilidade de assumir os estudos de Coudry na avaliação e acompanhamento clínico longitudinal, a partir da concepção da Psicologia histórico-cultural de Lev Vigotski, de uma jovem com comprometimento neurológico que afetou sua linguagem, permitindo-lhe a saída dos limites impostos pela deficiência, na direção de afastar a barra que separa o que é normal daquilo que é patológico. Concluiu-se que a objetivação das contribuições de Maria Irma Hadler Coudry para o campo da Educação Especial demanda, dos cursos de formação de professores e de especialistas críticos, um maior rigor teórico nos estudos sobre a constituição da subjetividade, o papel da linguagem e a complexidade dos problemas relacionadas ao seu funcionamento assumindo a escola como lócus de conhecimento para todos e para cada um, de acordo com suas necessidades.
https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8648558
PDF (Português (Brasil))

Citas

ABAURRE, M. B.; COUDRY, M. I. H. A relação entre trocas linguísticas de sujeitos afásicos e de crianças no processo de aquisição da língua escrita. In: Estudos da Língua(gem). Vitória da Conquista-BA. v.6, n.2, pp. 173-193. Dezembro, 2008.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 1. ed. Tradução de Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Tradução de Maria Thereza Redig de C. Barrocas. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

COUDRY, M. I. H. Neuropsicologia: Aspectos biológicos e sociais. In: Temas em Neuropsicologia. v. 1. Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. São Paulo: Tec Art, 1993, p. 38-57. Série de Neuropsicologia, xxx.

COUDRY, M. I. H. Neurolinguística e Linguística. In: DAMASCENA, B. P.; COUDRY, M. I. H. (Orgs.). Temas em Neuropsicologia e Neurolinguística. Vol. 4. Sociedade Brasileira de Neuropsicologia SBNP. São Paulo: Tec Art, 1995, pp. 12-19.

COUDRY, M. I. H. O que é dado em Neurolinguística? In: CASTRO, M. F. P. (Org.). O método e o dado no estudo da linguagem. Campinas: Editora da Unicamp, 1996. pp. 179-192.

COUDRY, M. I. H. 10 anos de Neurolinguística no IEL. Cadernos Estudos de Linguagem, Campinas, v. 32; pp. 9-23, Jan./Jun.1997.

COUDRY, M. I. H. Diário de Narciso: discurso e afasia. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

COUDRY, M. I. H. et al. Caminhos da Neurolinguística Discursiva: teorização e práticas com a linguagem. São Paulo: Mercado de Letras, 2010.

COUDRY, M. I. H.; FREIRE, F. M. P. Pressupostos teórico-clínicos da Neurolinguística Discursiva. In: COUDRY, M. I. H.; FREIRE, F. M. P.; ANDRADE, M. L. F.; SILVA, M. A. (Orgs.). Caminhos da Neurolinguística Discursiva: teorização e práticas com a linguagem. Campinas: Mercado de Letras, 2010, pp. 23-48.

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.

DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: Autores Associados, 2016.

FOUCAULT, M. O nascimento da clínica. Tradução de Roberto Machado. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1994.

FRANCHI, C. Linguagem – atividade constitutiva. Revista Almanaque, n. 5. Brasiliense, 1977, pp. 9-27.

FRANCHI, C. Prefácio (1986). In: COUDRY, M.I.H. Diário de Narciso: discurso e afasia. São Paulo: Martins Fontes, 1988, pp. XIII-XVI.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais. Tradução de Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

LAPLANTINE, F. Antropologia da doença. Tradução de Walter Lelis Siqueira. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

LEONTIEV, A. Os princípios do desenvolvimento mental e o problema do atraso mental. In: LURIA, A. R. et al. Psicologia e Pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Tradução de Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Moraes, 1991. pp.59-76.

LURIA, A.R. A construção da mente. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Ícone, 1992.

LURIA, A.R. O homem com um mundo estilhaçado. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

MENDES, E.G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 11 n. 33, pp. 387-405, set./dez. 2006,.

PADILHA, A. M. L. Possibilidades de histórias ao contrário ou como desencaminhar o aluno da casse especial. 3.ed. rev. ampl. São Paulo: Plexus, 2004.

PADILHA, A.M.L. Práticas Pedagógicas na Educação Especial: a capacidade de significar o mundo e a inserção cultural do deficiente mental. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

PADILHA, A. M. L. A precária formação docente no enfrentamento do preconceito no trabalho pedagógico. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 44, n. 2, pp. 516-529, maio-ago. 2015.

PADILHA, A. M. L.; OLIVEIRA, I.M. Educação para todos: as muitas faces da inclusão. Campinas: Papirus, 2013.

PINO, A. Processos de significação e constituição do sujeito. In: Temas em Psicologia – Desenvolvimento cognitivo: linguagem e aprendizagem. Sociedade Brasileira de Psicologia. n. 1, 1993.

ROSSLER, J. H. Sedução e alienação no discurso construtivista. Campinas: Autores Associados, 2006.

SACKS, O. Prefácio. In: LURIA, A. R. O homem com um mundo estilhaçado. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. São Paulo: Vozes, 2008, pp. 9-20.

SARAMAGO, J. A caverna. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas: Autores Associados, 2011.

VYGOTSKI, L.S. Obras Escogidas. Tomo III. Tradução de Amelia Alvarez et al. Madrid: Visor, 1995.

VYGOTSKI, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Se otorgan a la Revista CADERNOS DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS todos los derechos de autor relativos a los trabajos publicados. No se devolverán los originales. En virtud de su aparición en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en aplicaciones educativas y no comerciales.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.