Banner Portal
O princípio da complementaridade entre linguagem verbal e visual em imagens midiáticas
PDF (English)

Palavras-chave

Complementaridade
Anúncios
Publicidade
Multimodalidade
Mídia
Linguística sistêmico-funcional

Como Citar

SOARES, Leonardo Antonio. O princípio da complementaridade entre linguagem verbal e visual em imagens midiáticas: uma abordagem sistêmico-funcional. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 64, n. 00, p. e022002, 2022. DOI: 10.20396/cel.v64i00.8663896. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8663896. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Vários estudos têm buscado entender como e em qual nível se dá a complementaridade entre texto escrito e imagens, principalmente, em anúncios midiáticos. O objetivo principal é entender como as mensagens escritas e as imagens interagem e se complementam na formação de um todo coerente na busca de persuadir os leitores à adesão de certos produtos ou serviços anunciados. Neste sentido as análises irão partir dos microelementos até atingir os macroaspectos, onde as formas linguísticas e os atos de imagem agem em conjunto para transmissão de aspectos ideológicos e hegemônicos. Além disso, as análises contam com as teorias de Halliday (1978; 1994), Kress e van Leeuwen (1996; 2002; 2006), Royce (2007). Pelo fato de as análises recaírem sobre anúncios publicitários, os estudos de Fairclough (1995) sobre as tendências da mídia atual também se mostram relevantes para este artigo. Os resultados apontam que os aspectos ideacionais, interpessoais e composicionais de anúncios midiáticos se complementam na formação de um todo coerente capaz de persuadir o leitor a adquirir um determinado produto ou influenciar comportamentos.

https://doi.org/10.20396/cel.v64i00.8663896
PDF (English)

Referências

AUMONT, J. As teorias dos cineastas. Ed. Papirus. Campinas. 2004.

BAKHTIN, M. Marxismo e a Filosofia da Linguagem. Ed. Hucitec. São Paulo. 2006.

BATEMAN, J; DELIN, J; HENSCHEL, R. Mapping the Multimodal Genres of Traditional and Electronic Newspapers. In. New Directions in the Analysis of Multimodal Discourse. Ed. Lawrence Erlbaum Associates. New Jersey. 2007. p. 147-172.

BARTHES, R. Elements of Semiology, London, Cape. 1967a.

FAIRCLOUGH, N. Discourse and Social Change. Cambridge: Polity, 1994.

FAIRCLOUGH, N. Media Discourse. Ed. Hodder Arnold. London. 1995.

FAIRCLOUGH, N. Media Discourse. Ed. Bloomsbury Publication. London. 2009.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e Mudança Social. Brasília: Editora da UnB, 2001.

FENG, W. D. Metonymy and visual representation: towards a social semiotic framework of visual metonymy. In. Visual Communication. Vol 16(4) 441-466. SAGE. 2017.

GOETHE, J.W. Theory of Colours. Ed. Cambridge, MIT Press. 1970.

GOETHE, J.W. Theory of Colours. Ed. Dover Publications. New York. 2006.

HALLIDAY, M. A. K. Language and a Social Semiotic: The social interpretation of language and meaning. Edward Arnold. London. 1978.

HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. Edward Arnold. London. 1994. HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An Introduction to Functional Grammar. 3. ed. Ed. Arnold. London. 2004.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An Introduction to Functional Grammar. 4. ed. Ed. Routledge. New York. 2013.

JOLY, M. Introdução à análise da imagem. Campinas: Ed Papirus, 2009.

KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading images: The grammar of visual design. Routledge. London. 1996.

KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Colour as a semiotic mode: notes for a grammar of colour. Sage Publications. London. 2002.

KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading images: The grammar of visual design. 2. ed. Routledge. London. 2006.

MAGIAPANE, F. Yo Logo(s): On the iconic-plastic configuration of brand symbols. In. Handbook of Brand Semiotics. Georg Rossolatos (Org.). Kassel University Press. Germany. 2015.

MATTHIESSEN, C.M.I. The Multimodal Page: A systemic Functional Exploration. In. New Directions in the Analysis of Multimodal Discourse. Ed. Lawrence Erlbaum Associates. New Jersey. 2007. p.01-62.

ROYCE, T.D. Intersemiotic Complementary: A Framework for Multimodal Discourse Analysis. In. New Directions in the Analysis of Multimodal Discourse. Ed. Lawrence Erlbaum Associates. New Jersey. 2007. p.63-110.

SOARES, L.A. Análise do jornal popular super notícia sob enfoque crítico e multimodal. In. Revista Alfa. v.61, n.3, p.575-597, 2017. Acesso: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/issue/view/659/showToc 04-09-2019.

THOMPSON, G. Introducing Functional Grammar. Hodder Arnold. London. 2004.

THOMPSON, G. Introducing Functional Grammar. Ed. Routledge. London. 2013.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Cadernos de Estudos Linguísticos

Downloads

Não há dados estatísticos.