Resumo
É possível pensar o corpo e a imagem, pela Análise de Discurso, como materialidades significantes. Assim, corpo e imagem são tomados igualmente a partir do tripé teórico que constitui a visada materialista discursiva: a linguística, a psicanálise e o materialismo histórico. Uma vez objeto discursivo, pensamos – corpo e imagem - não mais na transparência, mas na opacidade e na equivocidade que lhes são constitutivas. Neste trabalho, o conceito de imagem-corpo encontra o conceito de arquivo em um movimento pendular, entre o poético e o político. Corpo-imagem e arquivo são pensados aqui, como processos em com-posição. É, pois, considerando o processo criativo/discursivo do/no laço social, que propomos uma reflexão a respeito do funcionamento do Discurso Artístico, a partir de uma produção artística contemporânea tecida em meio à “ferida” de nosso tempo. A arte como presença/ausência no cenário sócio-histórico. A arte como “alavanca” de um luto negado. Nossa proposta é um gesto de leitura da performance “Marcha à Ré” produzida pela Cia. Teatro da Vertigem, Nuno Ramos e Eryk Rocha, na cidade de São Paulo em agosto de 2020.
Referências
DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. São Paulo, Ed 34. [1992], 1998, 2010.
FREUD, S. Luto e melancolia (1917). In: HANNS, L. A. (Coord. geral de trad.). Escritos sobre a psicologia do inconsciente. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br
LACAN, J. [1975] O seminário: livro I: os escritos técnicos de Freud, 1953-1954. Trad. Betty Milan. Rio de Janeiro Ed Jorge Zahar, 1986.
LAGAZZI, S. A Contradição no Funcionamento das Discursividades Contemporâneas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre 2009. Disponivel em: http://www.discurso.ufrgs.br/sead/prog/s5_Suzy.pdf.
LAGAZZI, S. O recorte e o entremeio: condições para a materialidade significante in: RODRIGUES et al: Análise de Discurso no Brasil: Pensando o impensado sempre, uma homenagem a Eni Orlandi. Campinas SP. Ed. RG, 2011.
LAGAZZI, S. A interpretação em composição: de Marielle Presente ao Samba da Utopia. In: FLORES, G. et al Análise do Discurso em Rede: Cultura e Mídia. Campinas, SP. Ed Pontes, 2019.
MBEMBE, A. Necropolítica: Biopoder soberania, estado de exceção, política da morte. Ed. N-1, Trad Renata Santini, Rio de Janeiro. (2003). 2018.
NECKEL, N. Tessitura e Tecedura: Movimentos de compreensão do Artístico no Audiovisual Instituto de Estudos da Linguagem – UNICAMP Campinas, SP, 2010.
ORLANDI, A. P. “Marcha à ré”, manifesto, performance e filme apresentado na cidade de São Paulo e levado à Bienal de Berlim, é um exemplo de como a arte pode servir de ferramenta de protesto em tempos de isolamento. Disponível em: https://www.goethe.de/ins/br/pt/kul/fok/nae/22000933.html. Acesso em: 20 dez. 2020.
PÊCHEUX, M. ([1982], 2010, PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, E. (Org.) Gestos de leitura: da história no discurso. 3. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2014. p. 49-59.
PÊCHEUX, M. [1982] Delimitações, inversões, deslocamentos. Trad. José Horta Nunes. Cadernos de Estudos linguísticos, nº 19, Campinas, SP, 7-21 julh. dez. 1990
PÊCHEUX, M. [1983]. Discurso: Estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Puccinelli Orlandi. São Paulo, SP: Pontes, (1997), 2006.
PÊCHEUX, M.; DAVALLON, J. ; ACHARD, P. DURRAND. ; ORLANDI E. Papel da Memória. Trad. José Horta Nunes. Campinas, SP: Pontes, 1999.
RAMOS, N. Performance homenageia vítimas de coronavírus e se opõe ao “retrocesso civilizacional” ocupando a Av. Paulista com carros conduzidos em marcha à ré. Arte Brasileiros. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZOcR8pDWbnw. Acesso em: 18 janeiro 2021.
RIVERA, T. Cinema, imagem e psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
ROBIN, R. A memória saturada. Trad. Cristiane Dias e Greciely Costa. Campinas, SP. Editora Unicamp, 2016.
SÉRIE Trágica VII. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra35677/serie-tragica-vii. Acesso em: 15 de Jan. 2021.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Cadernos de Estudos Linguísticos