Resumen
Com base na necessidade de compreender as contemporâneas disputas entre “modernos” e “antigos” relativamente à alfabetização, enfoca-se, neste artigo, a obra Testes ABC - para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e escrita (1934), de Manuel Bergström Lourenço Filho. A partir de uma abordagem histórica e mediante a utilização de um método de investigação centrado na análise e interpretação da configuração textual, objetiva-se explicar o sentido que lhe atribuo de fundadora de uma tradição - alfabetização sob medida -, a qual, embora unissonamente combatida, permanece operante, no que se refere seja ao predomínio da psicologia como base teórica para o estudo da alfabetização, seja como prática assimilada, e muitas vezes não consciente, de diagnóstico e classificação de crianças visando à superação das causas do fracasso escolar na 1ª série do 1o grau de ensino.Citas
BRASLAVSKY, Berta. Problemas e métodos no ensino da leitura. Trad. A. Miniccuci. São Paulo: Melhoramentos, [1968] (Biblioteca de Educação - Série Iniciação e Debate)
FERREIRO, Emilia & TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Trad. D. M. Lichtenstein e outros. 3.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
LOURENÇO FILHO, Manuel Bergström. Testes ABC - para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e escrita. São Paulo: Melhoramentos, 1934 (Bibliotheca de Educação - v. XX)
______. Testes ABC - para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e escrita. 5.ed. (com material de aplicação) São Paulo: Melhoramentos, [1954] (Biblioteca de Educação - v. XX).
______. Testes ABC - para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e escrita. 9.ed. (revista e com material de aplicação) São Paulo: Melhoramentos, 1967. (Biblioteca de Educação) (Obras Completas de Lourenço Filho - v. III)
______. Testes ABC - para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e escrita. 11.ed. (com material de aplicação). São Paulo: Ed. Melhoramentos, 1969 (Biblioteca de Educação) (Obras Completas de Lourenço Filho - v. III) )
LOURENÇO, Maria Leda Silva. Lourenço Filho na bibliografia estrangeira. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO (org.) Um educador brasileiro: Lourenço Filho (Livro Jubilar). São Paulo: Melhoramentos, [1957], p.204-15. (Obras completas de Lourenço Filho - volume preliminar)
O que é a Bibliotheca de Educação. São Paulo: Melhoramentos, [1934].
Se otorgan a la Revista CADERNOS DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS todos los derechos de autor relativos a los trabajos publicados. No se devolverán los originales. En virtud de su aparición en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en aplicaciones educativas y no comerciales.