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Fonoaudiologia no contexto da Equoterapia com crianças autistas: uma reinterpretação a partir da Neurolinguística Discursiva
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Palavras-chave

Fonoaudiologia. Equoterapia. Neurolinguística Discursiva.

Como Citar

NAVARRO, Paloma Rocha. Fonoaudiologia no contexto da Equoterapia com crianças autistas: uma reinterpretação a partir da Neurolinguística Discursiva. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 60, n. 2, p. 489–506, 2018. DOI: 10.20396/cel.v60i2.8651355. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8651355. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Partindo da teorização da Neurolinguística Discursiva (ND) – com ênfase nos estudos desenvolvidos por Vygotsky e Luria, por um lado, e os de Coudry e outros linguistas que consideram o sujeito, por outro – reinterpretamos a prática fonoaudiológica no contexto da Equoterapia. Tal reinterpretação é beneficiada pelas contribuições de Wallon, Merleau-Ponty e Desjardins, cujos estudos implicam a relação entre corpo, sistema sensorial, fala e linguagem. Para justificar tal reinterpretação, analisamos dados do acompanhamento fonoaudiológico longitudinal de sujeitos portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA), no contexto da Equoterapia, com o propósito de salientar os diferentes papéis que o cavalo e a fonoaudióloga desempenham na relação com a criança.
https://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8651355
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