Banner Portal
O ethos como instância constitutiva da construção da ‘imagem de autor’
PDF

Palavras-chave

Ethos discursivo
Imagem de autor
Mário de Andrade.

Como Citar

MUSSALIM, Fernanda; REZENDE, Breno Rafael M. P. R. O ethos como instância constitutiva da construção da ‘imagem de autor’. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 61, p. 1–10, 2019. DOI: 10.20396/cel.v61i0.8655214. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8655214. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, pretendemos verificar em que medida o ethos discursivo (MAINGUENEAU, 2005, 2008a) afeta a construção da ‘imagem de autor’ (MAINGUENEAU, 2010a, 2010b). Mais especificamente, pretendemos verificar, a partir da análise de trechos de duas matérias publicadas na mídia online brasileira a respeito da homenagem que a FLIP 2015 faz a Mário de Andrade, em que medida o ethos do enunciador (no caso, jornalistas) afeta a ‘imagem de autor’ que é construída de Mário de Andrade nesses/por meio desses dois textos. A metodologia empregada para análise dos textos alinha-se à proposta de Pêcheux ([1983]1990), segundo a qual a abordagem do corpus deverá se dar por meio de um batimento, de uma alternância entre momentos de descrição e de interpretação. Palavras-chave: ethos discursivo; imagem de autor; Mário de Andrade.

https://doi.org/10.20396/cel.v61i0.8655214
PDF

Referências

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MAINGUENEAU, Dominique. Autor: a noção de autor em Análise do discurso. In: MAINGUENEAU, Dominique. Doze conceitos em Análise do Discurso. Organização Maria Cecília Perez de Souza-e-Silva e Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2010a. p. 25-47.

MAINGUENEAU, Dominique. O contexto da obra literária. Campinas, Martins Fontes, 1995.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso literário. São Paulo: Contexto, 2006.

MAINGUENEAU, Dominique. El ethos y la voz de lo escrito. Version. Estúdios de Comunicación y Política. n. 6. México: Universidad Autónoma Metropolitana-Xochimilco, 1996, p. 79-86.

MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, R. (Org.) Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005. p. 69-92.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola, 2008b.

MAINGUENEAU, Dominique. Imagem de autor: não há autor sem imagem. In: MAINGUENEAU, Dominique. Doze conceitos em análise do discurso. Organização Maria Cecília Perez de Souza-e-Silva e Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2010b. p. 139-156.

MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em Análise do discurso. Campinas: Martins Fontes, 1989.

MAINGUENEAU, Dominique. Problemas de ethos. In: MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. Tradução de Sírio Possenti e Maria Cecília Perez de Souza-e-Silva. São Paulo: Parábola Editorial, 2008a. p. 55-73.

MUSSALIM, Fernanda. Processos editoriais e institucionais de gestão da obra e da ‘imagem de autor’ de Mário de Andrade. In: FREITAS, E. C.; BURLAMAQUE; F. V., RETTENMAIER, M.. (Org.). Leitura, Literatura e Linguagens: novas topografias textuais. São Paulo: Cultura Acadêmica Digital, 2018. p. 46-64.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura e acontecimento. Campinas: Pontes, 1990. (Data do original: 1983).

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Cadernos de Estudos Lingüísticos

Downloads

Não há dados estatísticos.