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Da referência mostrada à referência constituída
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Palavras-chave

Aquisição da linguagem
Intersubjetividade
Referência

Como Citar

OLIVEIRA, Giovane Fernandes. Da referência mostrada à referência constituída: a inserção da criança na língua e na cultura. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 62, n. 00, p. e020004, 2020. DOI: 10.20396/cel.v62i0.8655640. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8655640. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo propõe-se a responder à seguinte questão: como a relação eu-tu (intersubjetividade) / ele (referência) contribui para a constituição da criança como falante de sua língua materna e participante da sociedade dessa língua? Para tanto, a partir da teorização enunciativa de Émile Benveniste sobre a referência e do deslocamento dessa teorização para o campo aquisicional operado por Silva (2009), analisam-se dados de fala de uma criança em processo de aquisição da linguagem. Os resultados da análise indicam mudanças na relação criança-linguagem vinculadas à língua, ao discurso e à própria criança enquanto falante e ouvinte de sua língua materna e participante da sociedade dessa língua, na medida em que é nas relações com o outro e com a cultura via enunciação que a criança apreende, com os signos da língua, os objetos e as situações do mundo por eles representados.

https://doi.org/10.20396/cel.v62i0.8655640
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Referências

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