Banner Portal
Para argumentar, basta começar
PDF

Palavras-chave

Escrita infantil
Junção
Tradição discursiva

Como Citar

LOPES-DAMASIO, Lúcia Regiane. Para argumentar, basta começar: mecanismos de junção e tradição discursiva em aquisição. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 64, n. 00, p. e022005, 2022. DOI: 10.20396/cel.v64i00.8665885. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8665885. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho, com o objetivo de responder à pergunta: quais indícios de natureza linguístico-discursiva podem ser observados entre o funcionamento dos mecanismos de junção e a aquisição da tradição discursiva argumentativa no modo escrito de enunciação?, observo a tradição discursiva argumentativa no contexto de aquisição do modo escrito de enunciar, a partir de uma descrição analítica do funcionamento dos mecanismos de junção, em um espaço teórico construído a partir do diálogo entre os conceitos de tradição discursiva (TD) (KABATEK, 2005); heterogeneidade da escrita (CORRÊA, 2004); aquisição da escrita (LEMOS, 1998); e mecanismos de junção (MJs) (RAIBLE, 2001). Foram analisados 60 textos produzidos por alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, numa abordagem quantitativo-qualitativa, e alcançados resultados relativos: (i) à descrição da funcionalidade dos MJs, no contexto investigado; (ii) à análise do caráter sintomático dos MJs enquanto marcas da relação oral/falado e letrado/escrito; e (iii) à discussão sobre as relações entre MJs e a aquisição da TD argumentativa na escrita. Tais resultados mostraram que transformação e mudança operam-se no funcionamento simbólico da língua por meio da movimentação, no processo de subjetivação, que, concomitantemente, atinge as formas táticas dessa língua e os sentidos que nela se constituem.

https://doi.org/10.20396/cel.v64i00.8665885
PDF

Referências

CAPRISTANO. C. C.; OLIVEIRA. Escrita infantil: a circulação da criança por representação sobre gêneros discursivos. Alfa, SP, v.58, n.2, p. 347-370, 2014.

CORRÊA, M. L. G. Pressupostos teóricos para o ensino da escrita: entre a adequação e o acontecimento. Filologia e linguística portuguesa, São Paulo, n.9, p.201-211, 2007.

CORRÊA, M. L. G. O modo heterogêneo de constituição da escrita. SP: Martins Fontes, 2004.

COSERIU, E. Creatividad y técnica lingüística. Los tres niveles del lenguaje.In:___ Lecciones de linguística general. Madrid: Gredos, 1981. p.269-286.

CHACON, L. A relação fala/escrita em dados não-convencionais de escrita infantil. Cadernos de Lingüística, v. 2, n. 1, 2021.

DUCROT, O. Argumentação e ‘topoi’ argumentativos. In Guimarães, E. (Org.) História e sentido na linguagem. Campinas: Pontes. Trad. de E. Guimarães, 1989.

HALLIDAY, M. A. K. Above the clause: the clause complex. In. ___ An introduction to Funcional Grammar. New York: Arnold; 1985.

KABATEK, J. Tradiciones discursivas y cambio lingüístico. Lexis XXIX. 2005.

KORTMANN, B. Adverbial Subordination: a typology and History of Adverbial Subordinators Based on European Languagens. Berlin-New York, Mouton de Gruyter; 1997.

LEMOS, C. T. G. Sobre a aquisição da escrita. Algumas questões. In: Rojo R. (Org.). Alfabetização e letramento. Campinas: Mercado de Letras; 1998.

LOPES-DAMASIO, L. R. Junção e tradição discursiva na escrita infantil. Revista (Con)Textos Linguísticos, v. 14, n. 29, p. 136-156, 2020.

LOPES-DAMASIO, L. R. A justaposição oracional em dados de aquisição da escrita. Revista Todas as Letras, v. 21, n.2, p. 88-104, 2019.

RAIBLE, W. Linking clauses. In: HASPELMATH, M. et al. (Ed). Language typology and language universals: an international handbook. Berlin: Walter de Gruyter; 2001. p. 590-617.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Cadernos de Estudos Linguísticos

Downloads

Não há dados estatísticos.