Banner Portal
UMA ABORDAGEM INTERACIONISTA NO ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO GESTUAL EM CRIANÇAS DEFICIENTES
PDF

Como Citar

PEREIRA, Maria Cristina da C. UMA ABORDAGEM INTERACIONISTA NO ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO GESTUAL EM CRIANÇAS DEFICIENTES. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 5, p. 61–72, 2012. DOI: 10.20396/cel.v5i0.8636626. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636626. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

-
https://doi.org/10.20396/cel.v5i0.8636626
PDF

Referências

BRUNER, J.S. (1975) The ontogenesis of speech acts. J. Child Lang. 2 (1-9).

CASELLI, M.C., Ossella, T. & Volterra, V. (1981) Gesti, segni e parole a due anni. Comunicação apresentada no I Congresso sobre Comunicação Não-Verbal, Roma, CNR, 22-24, abril de 1981.

De LEMOS, C.T.G. (1979) Adult-child interaction and the Development of Aspectual markers in Brazilian Portuguese. Trabalho apresentado na Conferência sobre linguagem infantil, Nijmegen.

De LEMOS, C.T.G. (in press) Specularity as a constitutive process in dialogue and language acquisition. A ser publicado em: Camaioni, L. e de Lemos, C.T.G. (Org.) Questions on Social Explanation. Amsterdam: John Benjamins.

De LEMOS, C.T.G. (1982) Sobre aquisição de linguagem e seu dilema (pecado) original Trabalho apresentado na Mesa-Redonda "Psicolinguística: riquezas e dilemas na teoria e na prática". 34º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 9 de julho de 1982.

FELDMAN, H.; Goldin-Meadow, S. & Gleitman, L. (1978) Beyond Herodotus: The creation of language by linguistically deprived deaf children. In A. Lock (ed.), Action, gesture and symbol: The emergence of language. New York: Academic Press.

GOLDIN-MEADOW, S. (1979) Structure in a manual communication system without a conventional language model: Langiage without a helping hand. In Whitaker, H. & Whitaker, H.A. (eds.) Studies in neuro-linguistics. New York: Academic Press.

LENNEBERG, E. (1967) Biological foundations of language. New York: Wiley.

MOORES, D.F. (1979) Educating the Deaf. Psychology, principles and practices. Boston: Houghton Mifflin.

SCOLLON, H.R. (1979) A Real Early Stage: an Unzippered Condensation of a Dissertation on Child Language. In E. Ochs e B. Schieffelin (org.) Developmental Pragmatics. New York: Academic Press.

TERVOORT, R.T. Esoteric symbolism in the communication behaviour of young deaf children (1961) American Annals Deaf, 106, 436-480.

O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.