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Arte
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Palavras-chave

Arte e Psicanálise
Sintoma
Letra

Como Citar

NASCIMENTO, Elisa Mara do. Arte : caminho da deformação de sintomas?. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 62, n. 00, p. e020026, 2020. DOI: 10.20396/cel.v62i00.8656983. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8656983. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Freud toma como ponto de partida o retorno do recalcado à consciência, que se dá na forma de sintomas, atos falhos, chistes e sonhos, para tentar traçar um caminho de elaborações teóricas em direção ao inconsciente. Inversamente, esse material presente no inconsciente e estruturado como uma linguagem, para que possa irromper na consciência, precisou também traçar seu próprio caminho, somente possível através de uma deformação. Este artigo tem como objetivo discutir uma possível relação entre arte e psicanálise, particularmente entre poesia e psicanálise, considerando-se o mistério envolvido nos caminhos encontrados pela pulsão para que possa atingir sua meta de satisfação. Assim, atentando-se, de um lado, para o sintoma como uma satisfação possível através do destino do recalque, e, de outro, para a arte como um saber-fazer com o Real e uma satisfação possível através do destino da sublimação, pretende-se tentar realizar uma leitura do poema Uma faca só lâmina (ou Serventia das ideias fixas) de João Cabral de Melo Neto que não seja uma mera exemplificação ou aplicação daquilo que é posto pela teoria de Freud e Lacan. Considerando-se que toda interpretação atinge inevitavelmente um ponto de impasse tanto no âmbito da literatura quanto da clínica psicanalítica, toma-se aqui a dimensão da letra como aquilo que nos aponta para um impossível de dizer e que, no entanto, pode ser escrito.

https://doi.org/10.20396/cel.v62i00.8656983
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