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Investigar e formar
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Palavras-chave

Coerência textual
Oficinas de letramento
Notícias jornalísticas

Como Citar

SOARES, Michelly Cristiny. Investigar e formar: notícias despertando a criticidade argumentativa. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 63, n. 00, p. e021009, 2021. DOI: 10.20396/cel.v63i00.8657670. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8657670. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo é um recorte de um trabalho dissertativo desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras – UERN/CAWSL. Trata-se de uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, realizada em uma escola pública da cidade de Assu/RN, junto a uma turma de nono ano do Ensino Fundamental. Centra-se nas práticas de ensino-aprendizagem do gênero artigo de opinião, focalizando a coerência textual. Objetiva apresentar e analisar práticas de letramento referentes à constituição de argumentos reflexivos de opinião em notícias jornalísticas. Teoricamente é embasado nas ideias de estudiosos como Anhussi (2009), Cabral (2016), Gonçalves (2004), Koch e Travaglia (2011). A análise dos dados demonstrou melhoria nas práticas de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. Os discentes mostraram-se mais interessados, criativos e autônomos na construção de significativos conhecimentos, especialmente no tocante à produção textual do artigo de opinião, à coerência, exposição de ideias e defesa de argumentos.

https://doi.org/10.20396/cel.v63i00.8657670
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