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O (não) lugar da fonética e da fonologia em livros didáticos brasileiros do ensino fundamental anos finais
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Palavras-chave

Fonética
Fonologia
Livros didáticos

Como Citar

RODRIGUES, Siane Gois Cavalcanti; SÁ, Cristina Manuela. O (não) lugar da fonética e da fonologia em livros didáticos brasileiros do ensino fundamental anos finais. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 62, n. 00, p. e020013, 2020. DOI: 10.20396/cel.v62i0.8660663. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8660663. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Levando em conta: 1) a importância da Fonética e da Fonologia à reflexão sobre a língua e à ampliação dos saberes linguísticos dos alunos da Educação Básica; 2) o lugar de destaque dos livros didáticos nas salas de aula e 3) o fato de, tradicionalmente, essas áreas fazerem-se presentes de maneira incipiente no currículo escolar, o objetivo desta pesquisa foi analisar o espaço ocupado por esses campos em livros didáticos brasileiros. A investigação, que está acorada em Cagliari (2009), Camara Jr. (2011), Faraco (2012), entre outros, evidenciou que, nas obras analisadas, os conteúdos das áreas em estudo são tratados de maneira superficial e restritiva; a variação, que se limita ao social, ao regional e ao nível do léxico, é abordada como um mero conteúdo da disciplina de Língua Portuguesa e não transversaliza os níveis de análise linguística; faltam conteúdos imprescindíveis não apenas à plena compreensão de certos temas que os próprios livros trazem à tona, mas ao conhecimento, por parte dos alunos, do funcionamento da fonética e da fonologia de sua própria língua materna, o que propicia prejuízos de diferentes ordens à sua formação linguística.

https://doi.org/10.20396/cel.v62i0.8660663
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Referências

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