Resumo
O artigo debate a criação de dramaturgia em obras teatrais site-specific sob a perspectiva do gesto. Transplantamos o conceito de gesto lírico do crítico literário Dominique Rabaté para o contexto de uma criação teatral em processo colaborativo nas ruas de São Paulo a fim de investigar as possibilidades de emergência de textualidades na relação corporal entre ator e cidade.
Referências
BAUDELAIRE, C. A invenção da modernidade. Lisboa: Relógio d’água, 2006.
BERMAN, M. Tudo que é sólido desmancha no ar – a aventura da modernidade. São Paulo: Cia das Letras, 1987. (Tradução: Pedro Tamem).
CORNAGO, O. Atuar de ‘verdade’. A confissão como estratégia cênica. Revista Urdimento, Florianópolis, n. 13, pp. 99-111, set 2009.
JACQUES, P.B. Elogio aos errantes. Salvador, EDUFBA, 2012.
PELBERT, P. P. A vida desnudada. In: Leitura da morte. São Paulo: Annablume, 2007.
RABATÉ, D. Gestes Lyriques. Mayenne: Éditions Corti, 2013.
SONTAG, S. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
WILLIAMS, R. Drama em cena. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.