Banner Portal
Apropriação e pós-modernidade: articulando conceitos para uma metodologia contemporânea de escrita dramatúrgica
PDF

Palavras-chave

Apropriação. Pós-modernidade. Dramaturgia.

Como Citar

SCHABBACH, Virginia Maria. Apropriação e pós-modernidade: articulando conceitos para uma metodologia contemporânea de escrita dramatúrgica. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 77–88, 2015. DOI: 10.20396/conce.v4i2.8647664. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647664. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este artigo articula as reflexões sobre o conceito de apropriação a partir dos estudos de Antoine Compagnon e Affonso Romano de Sant’Anna, percebendo o procedimento como uma prática que tem a pós-modernidade como influência. No foco desta análise, uma escrita dramatúrgica que tem por metodologia a apropriação do universo literário e biográfico da escritora Virgínia Woolf.
https://doi.org/10.20396/conce.v4i2.8647664
PDF

Referências

ANDRADE, Oswald de. Pau Brasil. Rio de Janeiro: Globo, 2003.

CAVALCANTE, Alex Beigui de Paiva. Dramaturgia por outras vias: a apropriação como matriz estética do teatro contemporâneo – Do texto literário à cena. Tese de Doutorado/USP: São Paulo, 2006.

COMPAGNON, Antoine. O Trabalho da Citação. Tradução de Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

CONNOR, Steven. Cultura pós-moderna. Introdução às Teorias do Contemporâneo. Trad. Adail Ubirajara Sobral, Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 1993.

HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-Modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

LYOTARD, Jean-François. O Pós-Moderno. Tradução de Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1988.

PEREZ, Karine Gomes. Apontamentos sobre o Conceito de Apropriação e seus Desdobramentos da Arte Contemporânea. Revista Art&, ano 6, n. 10, nov. 2008.

SAMOYAULT, Tiphaine. A Intertextualidade. Tradução de Sandra Nitrini. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2008.

SANT’ANNA, Affonso Romano de. Paródia, Paráfrase & Cia. São Paulo: Ática, 2003.

Licença Creative Commons
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

Downloads

Não há dados estatísticos.