Banner Portal
As imagens digitais como matriz poética da composição cênica
PDF

Palavras-chave

Teatro e imagens digitais. Criações intermediais. Matérias de composição da cena.

Como Citar

SOLDERA, Natalia. As imagens digitais como matriz poética da composição cênica. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 89–99, 2015. DOI: 10.20396/conce.v4i2.8647665. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647665. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O artigo examina espetáculos teatrais, que tem como fator comum a presença de imagens digitais como matriz de composição de suas poéticas. Pretende-se observar aproximações e afastamentos entre essas criações, evidenciando que a presença de tecnologias de imagem não determina uma única linguagem ou aproximação da cena teatral, mas sim pode proporcionar múltiplas possibilidades ativas de jogo.

 

https://doi.org/10.20396/conce.v4i2.8647665
PDF

Referências

Big Art Group: Flicker. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=n78Kx5tmZB4. Acesso em: 25/08/2015.

DUBATTI, Jorge. Cartografia Teatral: Introdución al Teatro Comparado. Buenos Aires: Atuel, 2008.

DUBATTI, Jorge. Filosofia Del Teatro I: convivio, experiencia, subjetividad. Buenos Aires: Atuel, 2007.

Ex-Machina: The Andersen Project. DVD em acervo da pesquisa Cena e Intermedialidade, coordenada pela professora Dra. Marta Isaacsson.

FAGUNDES, S. Patrícia. O processo de ensaios como mecanismo de relações: um dispositivo festivo. Anais da VI Reunião Científica da ABRACE. Porto Alegre, 2011.

GALLAGHER-ROSS, Jacob. Image Eaters: Big Art Group Brings the Noise. TDR/The Drama Review, Cambridge, v. 54, n. 4, p. 54-80, 2010.

Imagens do espetáculo Flicker, disponíveis em: http://bigart-group.com/work/flicker/. Acesso em 25/08/2015.

Imagens do espetáculo The Andersen Project, disponíveis em: http://lacaserne.net/index2.php/exmachina/gallery/the_andersen_project/#id=album-11&num=0.Acesso em 25/08/2015.

ISAACSSON, Marta. Le Projet Anderson, Lepage e a performance da imagem técnica. Revista Poiésis, Niterói, n 16, p. 63-73, Dez. de 2010.

Licença Creative Commons
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

Downloads

Não há dados estatísticos.