Banner Portal
Bailarino-Pesquisador-Intérprete e Terecô: dinâmicas de transformação
PDF

Palavras-chave

Bailarino-Pesquisador-Intérprete. Terecô.

Como Citar

CÁLIPO, Nara; RODRIGUES, Graziela. Bailarino-Pesquisador-Intérprete e Terecô: dinâmicas de transformação. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 23–36, 2013. DOI: 10.20396/conce.v2i2.8647700. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647700. Acesso em: 19 jul. 2024.

Resumo

Este artigo traz uma compilação dos dados apreendidos e elaborados em pesquisa de campo na manifestação religiosa agrária denominada Terecô sob a perspectiva do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete. Aborda alguns desdobramentos do processo criativo instaurado no método em questão à partir das pesquisas de campo citadas.

https://doi.org/10.20396/conce.v2i2.8647700
PDF

Referências

ASSUNÇÃO, L. O reino dos Mestres. A tradição da jurema na Umbanda Nordestina. Rio de Janeiro: Pallas, 2006.

AUGRAS, M. O Duplo e a Metamorfose: A Identidade Mítica nas comunidades Nagô. 2ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

BASTOS, A. Os cultos Mágico-Religiosos no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1979.

CÁLIPO, N. M. Coabitares no corpo da bailarina-pesquisadora-intérprete: as mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu e seu Terecô. 2012. 143p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

FERRETTI, M. Desceu na Guma: o caboclo do tambor-de-mina no processo de mudança de um terreiro de São Luís – A Casa Fanti-

Ashanti. São Luís: Sioge, 1993.

FERRETI, M. Terecô, a linha de Codó. In: PRANDI, R. (org.) Encantaria Brasileira: O Livro dos Mestres, Caboclos e Encantados. Rio de Janeiro: Pallas, 2001.

FERRETI, M. Pajelança do Maranhão no Século XIX: o processo de Amélia Rosa. São Luis: CMF/FAPEMA, 2004.

FIGUEIREDO, N. & SILVA, A. V. Festas de Santos e Encantados. Belém: Academia Paraense de Letras, 1972.

PRANDI, R.; SHAPANAN F. Entre Caboclos e Encantados – Mudanças recentes em cultos de caboclo na perspectiva de um cefe de terreiro. In: PRANDI, R. (org.) Encantaria Brasileira: O Livro dos Mestres, Caboclos e Encantados. Rio de Janeiro: Pallas, 2001.

PRANDI, R.; SOUZA, P. R. Encantaria de Mina em São Paulo. In: PRANDI, R. (org.) Encantaria Brasileira: O Livro dos Mestres, Caboclos e Encantados. Rio de Janeiro: Pallas, 2001.

PRANDI, R.; VALLADO, A.; SOUZA, A.R. Candomblé de Caboclo em São Paulo. In: PRANDI, R. (org.) Encantaria Brasileira: O Livro dos Mestres, Caboclos e Encantados. Rio de Janeiro: Pallas, 2001.

RODRIGUES, G. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: Processos de Formação. Rio de Janeiro: Funarte, 1997. (Reedição 2005).

RODRIGUES, G. O Método BPI (Bailarino-Pesquisador- Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 2003. 171p. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

RODRIGUES, G. As Ferramentas do BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). In: Anais do I Simpósio Internacional e I Congresso Brasileiro de Imagem Corporal (ISBN:9788599688120). UNICAMP. Campinas,SP. 2010. http/www.fef.unicamp.br/hotsites/imagemcorporal2010/cd/anais/trabalhos/portugues/Area3/ IC3- 28.pdf

Licença Creative Commons
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

Downloads

Não há dados estatísticos.