Banner Portal
A Trama de Memória Inscrita no Corpo
PDF

Palavras-chave

Teatro

Como Citar

MERLINO, Maria Lúcia; QUILICI, Cassiano Sydow. A Trama de Memória Inscrita no Corpo. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 93–104, 2013. DOI: 10.20396/conce.v2i2.8647704. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647704. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

As práticas da educação somática1 privilegiam a experiência subjetiva da corporeidade, constituindo-se como um campo de conhecimento relativamente recente, ainda em processo de construção. Apesar de muitas destas práticas utilizarem em sua base o conhecimento anatômico e neuro-fisiológico, elas não operam com formas de leitura e intervenção num corpo que é observado “de fora”.
https://doi.org/10.20396/conce.v2i2.8647704
PDF

Referências

BERGSON, H. Memória e Vida. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BERTHOZ, A. Le sens du Mouvement. Paris: Odile Jacob, 1996.

BERTHOZ, A. La simplexitè. Paris: Odile Jacob, 2009.

DAMÁSIO, A. Em busca de Espinosa – prazer e dor na ciência dos sentimentos. São Paulo: Companhia das letras, 2004.

DAMÁSIO, A. E o cérebro criou o homem. São Paulo: Companhia das letras, 2011.

DEWEY, J. Arte como Experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FEITIS, R. Ida Rolf fala sobre Rolfing e realidade física. São Paulo: Summus Editorial, 1994

GIBBS, R.; LENZ, P.; FRANCOZO, E. Metaphor is grounded in embodied experience. Journal of Pragmatics, 36, pp 1189-1210, 2004. Acessado em www.sciencedirect.com no dia 09/06/2012.

GIBSON, J. The senses considered as perceptual systems. Boston: Hougton-Mifflin, 1966.

GODARD, Hubert. Reading the Body in Dance – A Model. Rolf Lines, october 1994:36-41. Rolf Institute, 1994.

GODARD, Hubert. Gesto e Percepção. In: SOTER, S; PEREIRA, R. (orgs) Lições de Dança 3. Rio de Janeiro: Univercidade, 1995.

GODARD, Hubert. Entrevista concedida à Lucia Merlino. França, Paris, 2013.

JOHNSON, D. H. Bone, Breath & Gesture: Practices of Embodiment. Berkeley: North Atlantic Books, 1995.

JOHNSON, M. The Meaning of the Body: aestetics of human understanding. Chicago: The University of Chicago Press, 2007.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação [online]. 2002, n.19, pp. 20-28. disponível em http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n19/n19a03.pdf acesso em 29 ago 2011.

LEONARDELLI, Patrícia. A memória como recriação do vivido: um estudo da história do conceito de memória aplicado às artes performativas na perspectiva do depoimento pessoal. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo, 2008

MAITLAND, J. Spacious Body: Explorations in Somatic Ontology. Berkeley: North Atlantic Books, 1996.

ROLF, I. Rolfing: A Integração das Estruturas Humanas, trad. Marylene P. Michael. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 1990.

ROLNIK, S. Olhar cego. Entrevista com Hubert Godard. Para a exposição “Lygia Clark, do objeto ao contecimento: projeto de ativação de 26 anos de experimentação corporal.” Paris, 21 de julho de 2004.

VARELA, F.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. A mente incorporada: ciências cognitivas e experiência humana. São Paulo: Artmed, 1985.

Licença Creative Commons
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

Downloads

Não há dados estatísticos.