Resumo
A partir da obra de Allan Kaprow são propostas três lentes para pensar a arte da performance hoje: primeiramente, o entendimento dos happenings como uma forma inicial de teatro performativo; em seguida, a proposição da ausênciacomo valor indissociável da presença em performance; por fim, o papel da brincadeira como modo de nutrir a vida e a arte.
Referências
CLARK, Timothy J. Modernismos. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2007.
DEWEY, John. Arte como Experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FRIEDMAN, Ken. The Fluxus Performance Workbook. 2002. Disponível em http://www.deluxxe.com/beat/fluxusworkbook.pdf Acesso em 15/05/2012.
JULLIEN, François. La granimagen no tiene forma. Barcelona: Alpha Decay, 2008.
JULLIEN, François. François. Nutrir la vida – mas allá de la felicidade. Buenos Aires: Katz Editores, 2007.
KAPROW, Allan. The education of the Un-artist. In: KELLEY, Jeff (Org.). Essays on the blurring of art and life. Berkeley: University of California Press, 1993. pp. 50-103.
KAPROW, Allan. Some recent happenings. New York: Something Else Press, 1966.
KAPROW, Allan. O legado de Jackson Pollock. In: COTRIM, Cecília e FERREIRA, Glória. (Orgs.) Escritos de artistas: anos 60/70. Tradução de Eliana Aguiar, Flávia Anderson, Pedro Süssekind et al. Rio de Janeiro: Jorge ZaharEditores, 2006. pp. 37-45.
KELLEY, Jeff. Childsplay: the art of Allan Kaprow. Berkeley: University of California Press, 2004.
KIRBY, Michael. The New Theatre. The Tulane Drama Review, vol. 10, n. 2 (inverno de 1965). pp. 23-43.
LYOTARD, Jean François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 1998.
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.