Sobre os limites do corpo

  • Gilberto Icle Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tatiana Nunes da Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Corpo. Dança. Dança pós-moderna. Trisha Brown. Criação.

Resumo

Este texto procura sintetizar algumas formulações em dança para circunscrever a noção de corpo sem limites. São problematizadas as relações entre a criação em dança e a própria escrita como poética. Apresentam-se elementos oriundos da dança pós-moderna americana, em especial, do trabalho de Trisha Brown, que corroboram para a ideia de um corpo sem limites definidos. Discorre-se, ainda, sobre o conceito operacional de corpo algodãozado, proveniente de práticas poéticas em dança e ferramenta para pensar outras possibilidades teórico-práticas para o corpo. Assim, desenham-se relações entre corpo, sujeito e cultura, na companhia de diversos autores, em particular de Michel Foucault e José Gil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Icle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Gilberto Icle é graduado em Teatro, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde é professor no Programa de Pós-graduação em Educação, no qual coordena o GETEPE-Grupo de estudos em educação, teatro e performance e, ligado a esse, a UTA-Usina do Trabalho do Ator, grupo de investigação e produção de espetáculos. É editor-chefe da Revista Brasileira de Estudos da Presença e autor de diversos artigos no Brasil e exterior, além dos livros Teatro e Construção de Conhecimento, pela Editora Mercado Aberto; O ator como xamã, pela Editora Perspectiva; e, Pedagogia Teatral como cuidado de si, pela Hucitec.

Tatiana Nunes da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bailarina e coreógrafa. Foi bolsista ApArtes/CAPES na Trisha Brown Company, em Nova York, EUA, de 1999 a 2000. É mestre e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na qual participa do GETEPE-Grupo de estudos em educação, teatro e performance. Foi professora da FUNDARTE-Fundação Municiap, de Artes de Montenegro no curso de Graduação em Dança: Licenciatura da UERGS-Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, de 2003 a 2012 e professora substituta da Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2012. Participa do Coletivo de Artistas de Dança da Sala 209 da Usina do Gasômetro - Porto Alegre (RS). Foi uma das criadoras do CONEXÃO SUL-Encontro de Artistas Contemporâneos de Dança da Região Sul, realizado de forma itinerante e cooperativada entre Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba de 2002 a 2007.

Referências

ALEXANDER, F. Matthias. O uso de si mesmo. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

DESIKACHAR, T. K. V. O Coração do Yoga. São Paulo: Jaboticaba, 2007.

FERNANDES, Ciane. InterAções Intersticiais: O Espaço do Corpo do Espaço do Corpo. In: MEDEIROS, Maria Beatriz de; MONTEIRO, Marianna F. M. (Org.). Espaço e Performance. 1. ed. Brasília: Editora da Pós-Graduação em Artes da Universidade de Brasília, 2007, v. I, p. 27-48.

FORTIN, Sylvie. Dancing on the Möbius Band. In: Papers from Laban Research Conference. 19 July 2003. Martin Hargreaves, ed. Londres: Laban Centre, 2003, p. 3-10.

FORTIN, Sylvie. Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança. Pró-Posições. UNICAMP, vol. 9, no 2, junho de 1998, p. 79- 93.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Lisboa: Vega, 2000a, p. 129- 60.

FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática de liberdade. In: FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. Ditos & Escritos V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004, p. 264-87.

FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006b.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2008.

FOUCAULT, Michel. Nietzsche, Freud e Marx. In: FOUCAULT, Michel. Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento. Ditos & Escritos II. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000b, p. 20-55.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? In: FOUCAULT, Michel. Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Ditos & Escritos III. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006a, p. 264-298.

GIL, José. Metamorfoses do Corpo. 2a ed. Lisboa: Relógio D’Água, 1997.

GIL, José. Movimento total. São Paulo: Iluminuras, 2004.

GOLDBERG, Marianne. Trisha Brown. In: BREMSER, Martha. (org.) Fifty contemporary choreographers. 1 ed. London : Routledge, 1999. 223 p. p.37-42.

LEPECKI, André. Desfazendo a fantasia do sujeito (dançante): ‘Still acts’ em The Last Performance de Jérôme Bel. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Sílvia (org.). Lições de dança 5. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2005, p. 11- 26.

NOVACK, Cynthia. Sharing the dance: contact improvisation and American culture. Madison: The University of Wisconsin Press, 1990.

NUNES, Sandra Meyer. O corpo do ator em ação. In: GREINER, Christine e AMORIM, Claudia (org.). Leituras do Corpo. São Paulo: Annablume, 2003, p. 119-136.

PAREYSON, Luigi. Estética. Teoria da formatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

RAINER, Yvonne. A Woman Who...Essays, Interviews, Scripts. Baltimore & London: PAJ Books, 1999.

ROSA, Tatiana Nunes da. A Pergunta sobre os Limites do Corpo como Instauradora da Performance: propostas poéticas – e, portanto, pedagógicas – em dança. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-graduação em Educação. Orientação: Prof. Gilberto Icle. Dissertação de Mestrado. Mestrado e Educação, 2010.

SASTRE, Cibele. Nada é sempre a mesma coisa. Um motivo em desdobramento através da Labanálise. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Porto Alegre, 2009.

SCHECHNER, Richard. Performance Studies. An introduction. London and New York: Routledge, 2002.

WHEELER, Mark. Surface to experience: oriental influence on modern dance. Somatics. Magazine-Journal of the bodily arts and sciences. Vol. 4, Autumn/Winter, 1987-1988, n° 3, p. 13-19.

WILES, David. A Short History of Western Performance Space. Cambridge: Cambridge U.P., 2003.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac e Naify, 2007.

Publicado
2012-12-18
Como Citar
Icle, G., & Rosa, T. N. da. (2012). Sobre os limites do corpo. Conceição|Conception, 1(1), 14-29. https://doi.org/10.20396/conce.v1i1.8647723
Seção
Artigos Temáticos