Banner Portal
Identidades em multidimensão
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Patrimônio Cultural Intangible. Identidade. Performance.

Cómo citar

VILAS, Paula. Identidades em multidimensão. Conceição|Conception, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 59–74, 2012. DOI: 10.20396/conce.v1i1.8647727. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647727. Acesso em: 2 jul. 2024.

Resumen

O artigo discute o perfil do pesquisador no campo constituído pela interrelação entre patrimônio cultural intangível e perfomance dialogando com vários autores antropólogos e pesquisadores em artes. Apresenta a noção de produção de identidade multidimensionalidade, a partir da dimensão do corpo simbólico socializado na mesma ordem social a qual respondem as performances. Assim podem ser compreendido o patrimônio alem da noção de resistência, como fonte vital e vitalizante.

https://doi.org/10.20396/conce.v1i1.8647727
PDF (Português (Brasil))

Citas

CAILLOIS, Roger (1988). O Homem e o Sagrado. Lisboa: Editora 70.

CARPENTIER, Alejo (1984). Del folklorismo musical. Em: GOMEZ GARCÍA, Zolia (org.), Ese músico que llevo adentro. La Habana: Arte y Literatura.

CARPENTIER, Alejo (1994). Temas de la Lira y del Bongo. La Habana: Editorial Letras Cubanas.

CARVALHO, José Jorge de (2002). Las Culturas Africanas en Iberoamérica – lo negociable y lo innegociable. Em: Série Antropologia, 311, Brasília, UnB2002.

CARVALHO, José Jorge de (2004). Metamorfoses das tradições performáticas afro-brasileiras: de patrimônio cultural a indústria do entretenimento. Em: LONDRES, Cecília (org.), Celebrações e saberes da cultura popular: pesquisa, inventário, critica, perspectivas, pp. 65-83. Rio de Janeiro: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. Brasília: CNFCP, FUNARTE-IPHAN.

HALL, Stuart (1999). A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A.

HALL, Stuart (2000). Quem precisa da identidade? Em: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.) Identidade e Diferença - A perspectiva dos Estudos Culturais. pp. 103-133. Petrópolis: Vozes.

HUIZINGA, Johan (1993). Natureza e Significado do Jogo como Fenômeno Cultural. Em: HUIZINGA, Johan, Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva.

LONDRES, Cecília (2004). “Patrimônio e performance: uma relação interessante”. Em: TEIXEIRA, João Gabriel (org.), Patrimônio imaterial, performance cultural e (re)tradicionalização. Brasília: ICS/UnB.

MARTIATU, Inés María (2000). El Rito como Representación: Teatro Ritual Caribeño. La Habana: Ediciones Unión.

MARTINS, Leda Maria. (1995). A Cena em Sombras. São Paulo: Ed. Perspectiva.

MIGNOLO, Walter (2003). Histórias locais / Projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: UFMG.

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca (1997). Bailarino, Pesquisador, Interprete – Processo de Formação. Rio de Janeiro: Funarte.

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca (2003). O Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: Reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. Tese de Doutorado em Artes, UNICAMP. Campinas/SP.

TRAVASSOS, Elizabeth (1997). Os Mandarins Milagrosos. Arte e Etnografia em Mário de Andrade e Béla Bartók. Rio de Janeiro: Funarte, Jorge Zahar.

TRAVASSOS, Elizabeth (2000). Modernismo e Música Brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

TRAVASSOS, Elizabeth (2004). Recriações contemporâneas dos folguedos tradicionais; a performance como modo de conhecimento da cultura popular. Em: TEIXEIRA, João Gabriel (org.), Patrimônio imaterial, performance cultural e (re)tradicionalização. Brasília: ICS/UnB.

VILAS, Paula Cristina (2008) Vozes entre Festas. A performance vocal entre a etnografia e a cena. Claudia Neiva de Matos (org.) Palavra Cantada Ensaios Poesia Musica e Voz. Rio de Janeiro: 7letras

VILAS, Paula Cristina. (2010). A Voz dos Quilombos: na senda das vocalidades afro-brasileiras. Um Tigre na Floresta de Símbolos. Edimilson de Almeida Pereira (org.)

VILAS, Paula Cristina (2007) Vozes entre Festas. Vocalidades entre o trabalho de campo e a produção vocal em cena. PPGAC UFBA Salvador 2007

Licença Creative Commons
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.