Introdução à metodologia didática em dança de Rolf Gelewski

Palavras-chave: Metodologia. Didática em dança. Rolf Gelewski.

Resumo

Durante o período em que pude acompanhar a programação curricular da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, conheci as principais disciplinas de dança de Rolf Gelewski: Técnica Corporal, Estudo Básico de Formas, Rítmica Métrica, Estudo do Espaço, Improvisação, Composição, Coreogra a e Filosofia da Dança. Essas disciplinas significam um enorme potencial teórico e prático em dança para servir como material de estudo nas escolas de dança de nível fundamental, médio e superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Baeta, Universidade Federal de Minas Gerais
Professor na Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

AUROBINDO, Sri. Savitri, Livro IX, Canto I, Sri Aurobindo Birth Centenary Library, vol. 29, Sri Aurobindo Ashram, Pondicherry, 1970, p. 707.

GELEWSKI, Rolf. Pesquisas coreográficas (duo e trio). Apostila não publicada, apresentada no 1o Encontro de Escolas de Dança do Brasil, em Curitiba, realizado pelo Conselho Nacional de Cultura. Salvador – BA: Universidade Federal da Bahia, 1962.

GELEWSKI, Rolf. Rítmica métrica (um método didático para o ensino de rítmica). Salvador: Universitas – Universidade Federal da Bahia, 1967.

GELEWSKI, Rolf. Dança vista mais profundamente. Apostila de curso não publicada. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1967.

GELEWSKI, Rolf. Textos referentes à filosofia da dança e à educação. Apostila não publicada, apresentada como material didático no 4o Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1970.

GELEWSKI, Rolf. Da unidade do espaço: algumas reflexões. Salvador: UNIVERSITAS – Universidade Federal da Bahia, 1970.

GELEWSKI, Rolf. Estudo Básico de Formas. Salvador: Universitas – Universidade Federal da Bahia, 1971.

GELEWSKI, Rolf. Ver, ouvir, movimentar-se. Salvador: Nós Editora, 1973a.

GELEWSKI, Rolf. Estruturas sonoras 1. Salvador: Nós Editora, 1973b.

GELEWSKI, Rolf. Proporção e precisão: um método de rítmica com base em metros gregos. Salvador: Casa Sri Aurobindo, 1986.

PASSOS, Juliana Cunha. Rolf Gelewski e a improvisação na criação em dança: formas, espaço e tempo. Curitiba: Editora Prismas, 2015.

PEREIRA, Paulo Baeta. Integrale tanzimprovisation. München: Verlag Andreas Mascha, 2014.

PEREIRA, Paulo José Baeta. A improvisação integral na dança. Campinas: Editora Medita, 2014.

PEREIRA, Paulo José Baeta. Reconectando corpo e alma: sobre o processo de improvisação e criação em dança. 2010. Tese (Doutorado em Artes) Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

SCHAFNER, Carmen Paternostro. A dança expressionista – Alemanha e Bahia. Salvador: EDUFBA, 2012.

ZIMMERMANN, Elisabeth Bauch. A Dança na formação do indivíduo: relacionando os métodos de criação em dança de Rolf Gelewski e Rudolf von Laban com temas da Psicologia Analítica Junguiana sobre a natureza humana. 2016. Tese (Livre Docência) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

Publicado
2016-12-22
Como Citar
Baeta, P. (2016). Introdução à metodologia didática em dança de Rolf Gelewski. Conceição|Conception, 5(2), 90-111. https://doi.org/10.20396/conce.v5i2.8648047
Seção
Artigos - Temas Livres