Introdução à metodologia didática em dança de Rolf Gelewski

Paulo Baeta

Resumo


Durante o período em que pude acompanhar a programação curricular da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, conheci as principais disciplinas de dança de Rolf Gelewski: Técnica Corporal, Estudo Básico de Formas, Rítmica Métrica, Estudo do Espaço, Improvisação, Composição, Coreogra a e Filosofia da Dança. Essas disciplinas significam um enorme potencial teórico e prático em dança para servir como material de estudo nas escolas de dança de nível fundamental, médio e superior.


Palavras-chave


Metodologia. Didática em dança. Rolf Gelewski.

Texto completo:

PDF

Referências


AUROBINDO, Sri. Savitri, Livro IX, Canto I, Sri Aurobindo Birth Centenary Library, vol. 29, Sri Aurobindo Ashram, Pondicherry, 1970, p. 707.

GELEWSKI, Rolf. Pesquisas coreográficas (duo e trio). Apostila não publicada, apresentada no 1o Encontro de Escolas de Dança do Brasil, em Curitiba, realizado pelo Conselho Nacional de Cultura. Salvador – BA: Universidade Federal da Bahia, 1962.

GELEWSKI, Rolf. Rítmica métrica (um método didático para o ensino de rítmica). Salvador: Universitas – Universidade Federal da Bahia, 1967.

GELEWSKI, Rolf. Dança vista mais profundamente. Apostila de curso não publicada. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1967.

GELEWSKI, Rolf. Textos referentes à filosofia da dança e à educação. Apostila não publicada, apresentada como material didático no 4o Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1970.

GELEWSKI, Rolf. Da unidade do espaço: algumas reflexões. Salvador: UNIVERSITAS – Universidade Federal da Bahia, 1970.

GELEWSKI, Rolf. Estudo Básico de Formas. Salvador: Universitas – Universidade Federal da Bahia, 1971.

GELEWSKI, Rolf. Ver, ouvir, movimentar-se. Salvador: Nós Editora, 1973a.

GELEWSKI, Rolf. Estruturas sonoras 1. Salvador: Nós Editora, 1973b.

GELEWSKI, Rolf. Proporção e precisão: um método de rítmica com base em metros gregos. Salvador: Casa Sri Aurobindo, 1986.

PASSOS, Juliana Cunha. Rolf Gelewski e a improvisação na criação em dança: formas, espaço e tempo. Curitiba: Editora Prismas, 2015.

PEREIRA, Paulo Baeta. Integrale tanzimprovisation. München: Verlag Andreas Mascha, 2014.

PEREIRA, Paulo José Baeta. A improvisação integral na dança. Campinas: Editora Medita, 2014.

PEREIRA, Paulo José Baeta. Reconectando corpo e alma: sobre o processo de improvisação e criação em dança. 2010. Tese (Doutorado em Artes) Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

SCHAFNER, Carmen Paternostro. A dança expressionista – Alemanha e Bahia. Salvador: EDUFBA, 2012.

ZIMMERMANN, Elisabeth Bauch. A Dança na formação do indivíduo: relacionando os métodos de criação em dança de Rolf Gelewski e Rudolf von Laban com temas da Psicologia Analítica Junguiana sobre a natureza humana. 2016. Tese (Livre Docência) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.




DOI: https://doi.org/10.20396/conce.v5i2.8648047

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Conceição | Conception

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons