Banner Portal
Ói Nóis e Companhia do Latão: a coragem de morar com a sogra ou memória, convívio e resistência na experiência de grupos de teatro brasileiros
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)

Palavras-chave

Memória. Teatro de Grupo. Resistência. Vínculo. Convívio.

Como Citar

SILVA, Carlos Eduardo da. Ói Nóis e Companhia do Latão: a coragem de morar com a sogra ou memória, convívio e resistência na experiência de grupos de teatro brasileiros. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 193–212, 2017. DOI: 10.20396/conce.v6i2.8648444. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8648444. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo aborda os grupos de teatro como os genros de uma sogra nada indesejável, Mnemôsine, a deusa da memória, por isso, são núcleos importantes da memória do Teatro Brasileiro, restaurada e enriquecida constantemente. O conceito de memória é observado não apenas como a trajetória artística dos coletivos, mas como um saber adquirido que conserva as diversas experiências vivenciadas pelos membros de um grupo, seu conhecimento prático e sua maneira peculiar de fazer teatro. Além disso, a memória é tomada como uma força dinâmica, adquirida e aperfeiçoada essencialmente pelo convívio no grupo, em razão do caráter comunitário da construção dos saberes e cuja potência dependente da estabilidade da formação do coletivo articulada com estratégias de registros documentais que possam ser transmitidos às gerações subsequentes e aos novos participantes, de modo a manter vivos os princípios éticos, ideológicos e estéticos das grupalidades. As reflexões foram possíveis através da análise das trajetórias do Ói Nóis Aqui Traveiz e da Companhia do Latão. Para tanto foram entrevistados atuantes artistas dos dois grupos. Por fim, observa-se como os grupos em questão enfrentam as pressões econômicas e políticas que são forças que tentam desagregar e destruir as memórias dessas organizações.

https://doi.org/10.20396/conce.v6i2.8648444
PORTUGUÊS
ENGLISH (English)

Referências

ABREU, Kil. Experimentação e realidade: grupos e modos de criação teatral no Brasil. In: SAADI, Fátima; GARCIA, Silvana (Org.). Próximo Ato: Questões da Teatralidade Contemporânea. São Paulo: Itaú Cultural, 2008.

ABREU, Márcio. A cara escondida do teatro. In: Subtexto: Revista de Teatro do Galpão do Cine Horto. Grupos de Teatro no Brasil: realidade e diversidade. Ano IV, Nov.07, Número 4, p. 58-60, Belo Horizonte: 2007.

CABANCHIK, Samuel. Introducciones a la filosofia. Buenos Aires: Ed. Barcelona, Gedisa y Universidad de Buenos Aires; 2000.

CARREIRA, André. Diversidade e renovação do teatro no Brasil. In: Subtexto: Revista de Teatro do Galpão do Cine Horto. Grupos de Teatro no Brasil: realidade e diversidade. Ano IV, Nov.07, Número 4, p. 9-11, Belo Horizonte: 2007.

DUBATTI, Jorge. Filosofía del Teatro I: Convivio, experiencia, subjetividad. Buenos Aires: Atuel, 2007.

FERNANDES, Sílvia. Grupos de teatro nos anos 70. In: ARAÚJO, Antônio; AZEVEDO, José Fernando Peixoto de; TENDLAU, Maria (orgs.). Próximo Ato: Teatro de Grupo. São Paulo: Itaú Cultural, 2011.

NETO, Gordo. Teatro de Grupo e Grupo de Teatro. In: Subtexto: Revista de Teatro do Galpão do Cine Horto. Grupos de Teatro no Brasil: realidade e diversidade. Ano IV, Nov.07, Número 4, p. 34-35, Belo Horizonte: 2007.

PEIXOTO, Fernando. Teatro de Grupo: significado e necessidade. In: Máscara Revista de Teatro. Ano 1, Número 1, p. 6-7. Ribeirão Preto: 1992.

PICHON-RIVIÈRE, Enrique. Teoria do vínculo. Tradução de Eliane Toscano Zamikhouwsky. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes: 2007.

PICON-VALLIN, Béatrice. A propósito do teatro de grupo: ensaio sobre os diferentes sentidos do conceito. In: SAADI, Fátima; GARCIA, Silvana (Org.). Próximo Ato: Questões da Teatralidade Contemporânea. São Paulo: Itaú Cultural, 2008.

TROTTA, Rosyane. Grupos de Teatro no Brasil: convergências e divergências. In: Subtexto: Revista de Teatro do Galpão do Cine Horto. Grupos de Teatro no Brasil: convergências e divergências. Ano V, Dez.08, Número 5, p. 32-36, Belo Horizonte: 2008.

TROTTA, Rosyane. Coletivos Autorais. In: ARAÚJO, Antônio; AZEVEDO, José Fernando Peixoto de; TENDLAU, Maria (orgs.). Próximo Ato: Teatro de Grupo. São Paulo: Itaú Cultural, 2011.

Licença Creative Commons
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

Downloads

Não há dados estatísticos.