Banner Portal
Gestualidade ancestral: o trânsito entre o Candomblé e o teatro
PORTUGUÊS
PDF (English)

Palavras-chave

Estudos afro-ameríndios. Antropologia da performance. Candomblé.

Como Citar

MORAES, Daniela Beny Polito. Gestualidade ancestral: o trânsito entre o Candomblé e o teatro. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 122–141, 2018. DOI: 10.20396/conce.v7i1.8648538. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8648538. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Compreendendo o corpo e a oralidade como meios de transmissão de saberes dentro do Candomblé, este artigo visa trazer para o diálogo acadêmico, a partir do estudo dos autores Zeca Ligiéro, Richard Schechner e Diana Taylor, os possíveis caminhos para a preparação do artista da cena partindo das motrizes culturais afro-ameríndias como forma de restauração de comportamento e a transmissão de conhecimento incorporado.

https://doi.org/10.20396/conce.v7i1.8648538
PORTUGUÊS
PDF (English)

Referências

BARBA, Eugenio, SAVARESE, Nicola (Org). A Arte Secreta do Ator – Um dicionário de Antropologia Teatral. São Paulo: É Realizações, 2012.

BARBA, Eugenio. A Canoa de Papel – Tratado de Antropologia Teatral. Brasília: Dulcina Editora, 2009.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens – O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2008.

LIGIÉRO, Zeca. O conceito de “motrizes culturais” aplicado às práticas performativas afro-brasileiras. In: Revista Pós Ciências Sociais, Maranhão – v.8, n. 16, 2011.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e Ancestralidade: ressignificação de uma herança cultural. In: ABRACE, V., 2008. Belo Horizonte. Anais V Congresso: Criação e Reflexão Crítica. Disponível em: http://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/pesquisadanca/Inaicyra%20Falcao%20dos%20Santos%20-%20Corpo%20e%20Ancestralidade%20resignificacao%20de%20uma%20heranca%20cultural.pdf. Acesso em: 19 de Março de 2017.

SAUL, Luciana. Rituais do Candomblé – Uma inspiração para o trabalho criativo do ator. 276 p. Dissertação de Mestrado. CAC/ECA/USP. São Paulo – 2006.

SCHECHNER, Richard. O que é performance?. In O Percevejo, ano 11, 2003, n. 12, pp. 25-50.

SCHECHNER, Richard. (Org. Zeca Ligiéro). Performance e Antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X Editora, 2013a.

SCHECHNER, Richard. "Ponto de Contato" revisados. In: DAWSEY, John C.; MÜLLER, Regina P; HIKIJI, Rose Satiko G.; MONTEIRO, Marianna F. M. (Org). Antropologia e performance – ensaios Napedra. São Paulo: Terceiro Nome, 2013b, pp. 37-65.

TAYLOR, Diana. O Arquivo e O Repertório – Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

ZENICOLA, Denise. Ubuntu (Partilhamento) In Moringa – Artes do Espetáculo. V.2, n.2, p. 85-92, 2011.

Licença Creative Commons
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

Downloads

Não há dados estatísticos.