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Colonialidade na dança e as formas africanizadas de escrita de si: perspectivas sul- sul através da técnica Germaine Acogny
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Palavras-chave

Colonialidade. Dança. Germaine Acogny.

Como Citar

SILVA, Luciane; SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Colonialidade na dança e as formas africanizadas de escrita de si: perspectivas sul- sul através da técnica Germaine Acogny. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 162–173, 2017. DOI: 10.20396/conce.v6i2.8648597. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8648597. Acesso em: 5 dez. 2024.

Resumo

Situado no campo transversal entre educação, dança e antropologia, na esteira da reflexão sobre corpo e cultura, nosso texto busca apresentar as preocupações principais do campo da teoria social que investiga a colonialidade que ora utilizamos como mola propulsora para ampliar as perspectivas epistemológicas no campo de conhecimento da dança. No percurso investigativo apresentamos a técnica Acogny enquanto epistemologia do sul e possível conexão atlântica.

 

https://doi.org/10.20396/conce.v6i2.8648597
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Referências

ACOGNY, Germaine. Danse africaine. Weingarten Kunstverlag, 1994, 4ª. Ed. ISBN 10: 3881840389 ISBN 13: 9783881840385

BORO. Seydou. La Danseuse D Ebène (França 2002). Documentário em cores/52’.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergência. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo, Cortez, 2004.

SILVA, Luciane da. Conacry em movimento. História social, horoya e arte na África do Oeste. O Menelick2Ato, São Paulo, n.9, 2012. Disponível em: http://omenelick2ato.com/danca/conacry-em-movimento/

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