Banner Portal
A tecnologia como elemento transversal da cena
PORTUGUÊS
PDF (English)

Palavras-chave

Performance. Tecnologia. Academia.

Como Citar

OLIVEIRA, Camila; FORNACIARI, Christina Gontijo. A tecnologia como elemento transversal da cena. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 69–91, 2018. DOI: 10.20396/conce.v7i1.8648610. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8648610. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo propõe a mirada para a tecnologia como elemento transversal nas artes da cena (especificamente, a performance) por meio do mapeamento de eventos, espaços e artistas mineiros que fazem performance por distintas abordagens, porém atravessados pelo uso da tecnologia. Será identificada também a transversalidade da tecnologia no ambiente acadêmico das artes cênicas, mediante um levantamento qualitativo e quantitativo de sua inclusão em ementas ou projetos/linhas de pesquisa dos cursos de graduação em dança e teatro, em Minas Gerais.

https://doi.org/10.20396/conce.v7i1.8648610
PORTUGUÊS
PDF (English)

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução da 1ª Edição brasileira coordenada e revista por Alfredo Bossi; revisão da tradução e tradução dos novos textos Ivone Castilho Benedetti. – 5ª Ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ABIORANA, Dângela Nunes. Ciber: Cultura, Arte, Tecnologia In: V World Congress on Communication and Arts. Guimarães, PORTUGAL. April 15 - 18, 2012. pp. 411-415.

ARRUDA, C. L. R.. As artes no ensino superior: entre a razão e a paixão. Pro-Posições vol.23 nº.1. Campinas Jan./Apr. 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072012000100015> Acesso em: 15 de abril de 2016.

Bacharelado em Dança da Universidade Federal de Viçosa. Disponível em: <http://www.catalogo.ufv.br/interno.php?curso=DAN&campus=vicosa&complemento=BAC> Acesso em: 06 mar. 2017.

Casa Perpendicular. Disponível em: <https://www.facebook.com/clubeperpendicular/?pnref=about.overview> Acesso em: 08 mar. 2017.

Cursos de Dança, Performance e Ensino. Disponível em: <https://www.facebook.com/CursosDancaPerformanceEnsino/?ref=br_rs> Acesso em: 08 mar. 2017.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil Platôs. v.1. Rio de Janeiro: Ed. 34 Letras, 1995.

Festival de Artes do Corpo (FAC). Disponível em: <http://www.artesdocorpo.com/p/i-fac.html> Acesso em: 06 mar. 2017.

FERREIRA, Ângela Maria Gonçalves. Pesquisa em arte ou pesquisa com arte? Revista de Ciências Humanas, Viçosa, v. 14, n. 1, p. 19-26, jan./jun. 2014.

Festival de Performance BH Disponível em: <https://www.facebook.com/Festival-de-Performance-BH-143190099086662/?ref=br_rs> Acesso em: 06 mar. 2017.

FORNACIARI, Christina Gontijo. Corpo potência: política e tecnologia na performance contemporânea. 2014. 251 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2014.

Funarte MG é palco de Festival de Performance

Disponível em:: http://www.funarte.gov.br/funarte/funarte-mg-e-palco-de-festival-de-performance/#ixzz4dCzbzGae Acesso em: 31 mar. 2017.

GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 2007.

Graduação em Dança da Universidade Federal de Uberlândia. Disponível em: <http://www.iarte.ufu.br/dan%C3%A7a/fichas-dos-componentes-curriculares> Acesso em: 08 mar. 2017.

Graduação em Teatro da Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: <https://www.eba.ufmg.br/graduacao/teatro/?page_id=20> Acesso em: 08 mar. 2017.

Graduação em Teatro da Universidade Federal de São João del-Rei. Disponível em: <http://www.ufsj.edu.br/teatro/ementas_-_planos_de_aula.php> Acesso em: 08 mar. 2017.

Graduação em Teatro da Universidade Federal de Uberlândia Disponível em: <http://www.iarte.ufu.br/teatro/fichas-dos-componentes-curriculares> Acesso em: 08 mar. 2017.

KASTRUP, Virginia. PASSOS, Eduardo, ESCÓSSIA, Liliana. Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade / orgs. Eduardo Passos, Virgínia Kastrup e Liliana da Escóssia. – Porto Alegre: Sulina, 2015.

Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Disponível em: <http://deart.ifac.ufop.br/> Acesso em: 08 mar. 2017.

Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: <https://www.eba.ufmg.br/graduacao/Danca/Ementas.pdf >Acesso em: 08 mar. 2017.

Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Viçosa. Disponível em: <http://www.catalogo.ufv.br/interno.php?curso=DAN&campus=vicosa&complemento=LIC> Acesso em: 08 mar. 2017.

MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. 2. ed. – São Paulo: Cortez, 2001.

TASSIS, Christiane. Memorial Minas Gerais Vale: o espaço vivo da cultura mineira ano 2013. Tradução de Sérgio Penna – Belo Horizonte: Rona Editora, 2014.

Manifestação Internacional de Performance (MIP). Disponível em: <http://www.ceiaart.com.br/br/mip3> Acesso em: 06 mar. 2017.

MONTEIRO, Rodrigo dos Santos. Fios que se conectam: a dança e a universidade como agentes que (se) movem. Revista de Ciências Humanas, Viçosa, v. 14, n.1, p.9-18, jan./jun. 2014.

MOURA, C. B.; HERNANDEZ, A. Cartografia como método de pesquisa em arte. In: Seminário de História da Arte - Centro de Artes - UFPel, 2012. Disponível em:<http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Arte/article/viewFile/1694/1574>. Acesso em: 02 de novembro de 2015.

Performance BH. Disponível em: <https://www.facebook.com/PerformanceBh/?ref=br_rs> Acesso em: 06 mar. 2017.

Performance Urbana. Disponível em: <https://www.facebook.com/performanceurbana/?ref=br_rs> Acesso em: 06 mar. 2017.

Perfura Ateliê de Performance. Disponível em: http://perfuraateliedeperformance.blogspot.com.br/ Acesso em: 28 mar. 2017.

RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea / Michel Rush; tradução Cassia Maria Nasser; revisão da tradução Marylene Pinto Michael. – São Paulo: Martins Fontes, 2006.

SANTOS, Ana Luísa. ROLLA, Marco Paulo. LARSEN, Nathalia. Outra presença In: Outra Presença. Org. Museu de Arte da Pampulha – Belo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 2014.

SANTOS, José Mário Peixoto. Breve Histórico da “Performance Art” no Brasil e no Mundo. Revista Ohun, ano 4, n. 4, p. 1-32, dez 2008.

Vespa Vibice Disponível em: <https://www.facebook.com/vespavibice> Acesso em: 06 mar. 2017.

Licença Creative Commons
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

Downloads

Não há dados estatísticos.