A dramaturgia como elemento formador de repertório do palhaço
DOI:
https://doi.org/10.20396/conce.v6i1.8648645Palavras-chave:
Palhaço. Formação. Treinamento.Resumo
As carreiras de dois palhaços circenses: Roger Avanzi e Arlindo Pimenta, servem como guia para observarmos como a teatralidade adquirida no ambiente circense por meio do circo-teatro se transposta para a dramaturgia do palhaço. As pesquisas do dramaturgo e diretor teatral Carlos Alberto Soffredini e de Fernando Bolognese juntamente com minhas experiências, destacam a importância do circo-teatro na estruturação da poética do palhaço.
Downloads
Referências
AVANZI, Roger & TAMAOKI, Verônica. Circo Nerino. São Paulo: Pindorama Circus: Códex, 2004.
BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: UNESP, 2003.
PIMENTA, Daniele. Antenor Pimenta e o Circo-Teatro Rosário: uma história do Circo-Teatro no Brasil. Dissertação (mestrado em artes). São Paulo, ECA/USP, 2003.
PIMENTA, Daniele. A dramaturgia circense: conformação, persistência e transformações. Tese (doutorado em artes) – UNICAMP, São Paulo, 2009.
AVANZI, Roger. Entrevista concedida para o projeto Clown ou palhaço, eis a questão - As várias faces desta máscara. São Paulo, 29 de agosto de 2011.
CARVALHO, Val. Entrevista concedida para o projeto Clown ou palhaço, eis a questão - As várias faces desta máscara. São Paulo, 27 de julho de 2011.
PIMENTA, Tabajara. Entrevista concedida para este trabalho. Ribeirão Preto, 13 de janeiro de 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.