A dramaturgia como elemento formador de repertório do palhaço

Palavras-chave: Palhaço. Formação. Treinamento.

Resumo

As carreiras de dois palhaços circenses: Roger Avanzi e Arlindo Pimenta, servem como guia para observarmos como a teatralidade adquirida no ambiente circense por meio do circo-teatro se transposta para a dramaturgia do palhaço. As pesquisas do dramaturgo e diretor teatral Carlos Alberto Soffredini e de Fernando Bolognese juntamente com minhas experiências, destacam a importância do circo-teatro na estruturação da poética do palhaço. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Eduardo da Silva, Universidade Estadual Paulista
É palhaço, diretor, produtor, iluminador, cenógrafo, sonoplasta e professor. Mestre em artes pela UNESP, pós-graduado em Docência no Ensino Superior e com Licenciatura em teatro.

Referências

AVANZI, Roger & TAMAOKI, Verônica. Circo Nerino. São Paulo: Pindorama Circus: Códex, 2004.

BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: UNESP, 2003.

PIMENTA, Daniele. Antenor Pimenta e o Circo-Teatro Rosário: uma história do Circo-Teatro no Brasil. Dissertação (mestrado em artes). São Paulo, ECA/USP, 2003.

PIMENTA, Daniele. A dramaturgia circense: conformação, persistência e transformações. Tese (doutorado em artes) – UNICAMP, São Paulo, 2009.

AVANZI, Roger. Entrevista concedida para o projeto Clown ou palhaço, eis a questão - As várias faces desta máscara. São Paulo, 29 de agosto de 2011.

CARVALHO, Val. Entrevista concedida para o projeto Clown ou palhaço, eis a questão - As várias faces desta máscara. São Paulo, 27 de julho de 2011.

PIMENTA, Tabajara. Entrevista concedida para este trabalho. Ribeirão Preto, 13 de janeiro de 2014.

Publicado
2017-07-21
Como Citar
Silva, P. E. da. (2017). A dramaturgia como elemento formador de repertório do palhaço. Conceição|Conception, 6(1), 66-86. https://doi.org/10.20396/conce.v6i1.8648645
Seção
Artigos Temáticos