A apocalipse dos palhaços e os palhaços assustadores

Palavras-chave: Palhaço. Susto. Máscara.

Resumo

No presente artigo trata-se dos Palhaços Assustadores ou do que se define de Apocalipse dos Palhaços. Ao relatar os recentes acontecimentos deste fenômeno, são analisadas possíveis relações entre a máscara do palhaço e a máscara do Arlequim que contém elementos que reconduzem à figura do demônio medieval. Indica-se que o palhaço se reconhece na atualidade pela técnica utilizada, sendo que os Palhaços Assustadores se distanciam do fazer do palhaço e prejudicam social e artisticamente a imagem dos palhaços profissionais.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Dal Gallo, Universidade Federal da Bahia
Possui Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2009), Mestrado em Ciências Sociais e Graduação em Economia pela Alma Mater Studiorum – Universidade de Bolonha, Itália, (2005). É professor Adjunto IV da Escola de Teatro da UFBA e docente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA. Tem experiência na área de Teatro na Educação e Processos Educacionais em Artes Cênicas com ênfase em Arte-Educação, Teatro em Comunidades, Improvisação, Jogos, Circo e Teatro de Rua.

Referências

FARNETI, Alessandra. La maschera più piccola del mondo. Aspetti psicologici della clownerie. Bologna: Perdisa, 2004.

FO, Dario. Manuale Minimo dell’attore. Torino: Einaudi, 2009.

GALANTE GARRONE, Alessandra. Alla ricerca del proprio clown. Firenze: La Casa Usher, 1980.

TOSCHI, Paolo. Le origini del teatro italiano; origini rituali della rappresentazione popolare in Italia. Torino: Boringhieri, 1976.

JARA, Jesús. El Clown un navegante de las emociones. Sevilla: Proexdra, 2010.

GALLO, Fabio, Dal. História e Rumos da Máscara Clownesca. In: Aglae Joice; Telles Narciso; Campos Vilma (Orgs). Teatro-Mascara-Ritual. Uberlândia: Aline Editora, 2012.

Publicado
2017-07-21
Como Citar
Dal Gallo, F. (2017). A apocalipse dos palhaços e os palhaços assustadores. Conceição|Conception, 6(1), 124-132. https://doi.org/10.20396/conce.v6i1.8648646
Seção
Artigos Temáticos