Resumo
O presente trabalho refere-se a uma reflexão crítica acerca das potencialidades transgressoras de uma pedagogia palhacesca, realizada numa escola da rede municipal de Uberlândia-MG. A partir da apropriação de uma poética ridente, de aspectos palhacescos e a inserção do palhaço como figura transgressora no âmbito escolar, no que tange a proposta de construção de uma escola risonha, foi possível perceber possibilidades, construir sonhos, subverter a lógica, poetizar momentos, descontruir o cartesianismo e eleger o riso como ritual de quebra de paradigmas na educação básica.
Referências
ALBUQUERQUE, Durval Muniz Júnior. Michel Foucault e a Mona Lisa ou Como escrever a história com um sorriso nos lábios. In: RAGO, Margareth e VEIGA-NETO, Alfredo (Orgs). Figuras de Foucault. São Paulo: Autêntica, 2006.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2003.
AVANZI, Roger; TAMAOKI, Verônica. O circo nerino. São Paulo: Pindorama Circus, 2004.
BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
BURNIER, Luís Otávio. A arte do ator: da técnica à representação. Campinas: Ed. UNICAMP, 2002.
CASTRO, Ângela de. A arte de bobagem: manual para o clown moderno. Publicado por Ângela de Castro & Co. London 1997.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1981.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: o nascimento da prisão. 20. ed. Tradução Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1999.
JARA, Jesus. El Clown, un navegante de las emociones. Colección Temas de Educación Artística, nº 2, 2000.
LARROSA, Jorge. Desejo de realidade. Experiência e alteridade na investigação educativa. In: BORBA, Siomara; KOHAN, Walter (Orgs.). Filosofia, aprendizagem, experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
MACHADO, Marina Marcondes. Fazer surgir antiestruturas: abordagem em espiral para pensar um currículo em arte. Revista e-curriculum (São Paulo), v. 8, n. 1, abril 2012, pp. 3-21. ISSN 1809-3876 Disponível em: < http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/9048/664>. Acesso em: 22 jul. 2015.
PASSETTI, Edson. Heterotopia, anarquismo e pirataria. In: RAGO, Margareth e VEIGA-NETO, Alfredo (Orgs.). Figuras de Foucault. São Paulo: Autêntica, 2006.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Trad. J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2005.
RESENDE, Selmo Haroldo. A vida na prisão: histórias de objeção e sujeição na educação do condenado. In: LOURENÇO, Arlindo Silva; ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano (Orgs.). O espaço da prisão e suas práticas educativas: enfoques e perspectivas contemporâneas. São Carlos: EdUFSCar, 2011.
RUIZ, Roberto. Hoje tem espetáculo? As origens do circo no Brasil. Rio de Janeiro: INACEN, 1987.
TEIXEIRA, Elder Sales; DE QUADRO PEDUZZI, Luiz Orlando; JUNIOR, Olival Freire. Os caminhos de Newton para a gravitação universal: uma revisão do debate historiográfico entre Cohen e Westfall. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 27, n. 2, pp. 215-254, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2010v27n2p215/13490. Acesso em: 07 set. 2015.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2008.
VEIGA, Cynthia Greive. A escolarização como um projeto de civilização. Revista Brasileira de Educação, set-dez, pp. 90-103, 2002.
WUO, Ana Elvira. Comicidade: do “corpar” clownesco como princípio móvel, flexível, risível e espontâneo na (des) formação do ator. Ouvirouver (Uberlândia). v. 9, n. 1, pp. 108-116, jan./jun., 2013.
WUO, Ana Elvira. Clown, Processo Criativo: rito de iniciação e passagem. 2005. 255 f. Tese (Doutorado em Educação Física na Área de Pedagogia do Movimento) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.