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Pedagogia palhacesca: a escola do só eu no ensino regular
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Palavras-chave

Palhaço. Pedagogia. Riso.

Como Citar

FERREIRA, Frederico de Carvalho; WUO, Ana Elvira. Pedagogia palhacesca: a escola do só eu no ensino regular. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 87–105, 2017. DOI: 10.20396/conce.v6i1.8648648. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8648648. Acesso em: 14 nov. 2024.

Resumo

O presente trabalho refere-se a uma reflexão crítica acerca das potencialidades transgressoras de uma pedagogia palhacesca, realizada numa escola da rede municipal de Uberlândia-MG. A partir da apropriação de uma poética ridente, de aspectos palhacescos e a inserção do palhaço como figura transgressora no âmbito escolar, no que tange a proposta de construção de uma escola risonha, foi possível perceber possibilidades, construir sonhos, subverter a lógica, poetizar momentos, descontruir o cartesianismo e eleger o riso como ritual de quebra de paradigmas na educação básica.

https://doi.org/10.20396/conce.v6i1.8648648
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