Artista em situação pedagógica: o ensinar na prática de Lia Rodrigues

Palavras-chave: Lia Rodrigues. Saberes docentes. Ensino de dança.

Resumo

Este artigo aborda a atuação de Lia Rodrigues quando dá aulas, introduzindo a noção de “artista em situação pedagógica”. Utilizando-se a categoria “saber docente” na perspectiva de Tardif como referencial teórico, busca-se compreender o modo como a artista articula saberes artísticos e saberes pedagógicos, tomando-se como território de observação o intercâmbio entre alunos e artistas da La Manufacture e da Escola Livre de Dança da Maré. Constata-se que, para a artista, ensinar e criar se comunicam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Camara Soter da Silveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro
É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e dramaturgista na área de Dança. 
Paola Secchin Braga, Universidade Federal Fluminense
Atualmente, é professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense.

Referências

BORGES, Cecília. O professor da educação básica de 5a. a 8a. série e seus saberes profissionais. Rio de Janeiro, 2002. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.

MARQUES, Isabel. O artista/docente: ou o que a arte pode aprender com a educação. Ouvirouver, Uberlândia, v. 10, n. 2, p. 230-239, jul/dez 2014.

MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Professores: entre saberes e práticas. Educação & Sociedade, ano XXII, n. 74, abr. 2001.

MUNDIM, Ana Carolina. O artista docente em dança: discursos e práticas. Ouvirouver, Uberlândia, v. 10, n. 2, p. 191-193, jul/dez 2014.

NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, ano XXII, n. 74, abr. 2001.

PAVLOVA, Adriana. Dança e Política: Movimentos da Lia Rodrigues Companhia de Danças na Maré. Dissertação (mestrado) – UFRJ / Escola de Comunicação / Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, 2015.

PEDALINO, Carolina. Brésilianités, de la naissance de la notion à l’analyse de Folia et Pororoca, de L. Rodrigues. Dissertação (mestrado) - Université Paris VIII Saint-Denis U F R Arts, Esthétique et Philosophie MASTER Arts, mention Musique, Spécialité : Danse. 2010.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes Pedagógicos e atividade docente. São Paulo, Cortez, 2012. 8. ed.

SOTER, S. Saberes Docentes para o Ensino da Dança: Relação entre saberes e formação inicial de licenciados em Dança e Educação Física que atuam em escolas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro e da região metropolitana. Rio de Janeiro. Tese PPGEC, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2016.

SOTER, S., PAVLOVA, A. Escola Livre de Dança da Maré in Rio de Janeiro: a ground to share. In: BUTTERWORTH, J., WILDSCUT, L. Contemporary Choreography: A Critical Reader, Londres & Nova Iorque: Routledge, 2017, p. 268-278.

STEUERNAGEL, Marcos. Lia Rodrigues – dançando cartografias de resistência nas favelas do Rio de Janeiro. New York: New York University. Departamento de Estudos da Performance, Doutorando, Orientador André Lepecki. 2012.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

Publicado
2018-07-18
Como Citar
Silveira, S. C. S. da, & Braga, P. S. (2018). Artista em situação pedagógica: o ensinar na prática de Lia Rodrigues. Conceição/Conception, 7(1), 49-68. https://doi.org/10.20396/conce.v7i1.8650934