Resumo
O presente artigo se constrói em decorrência de uma investigação sobre como pode se dar o ato metodológico da “insistência” na criação em dança. Para tanto, a discussão sobre insistência se desenvolve objetivando olhar para o processo criativo do espetáculo de dança Corpo Desconhecido da bailarina Cinthia Kunifas. O espetáculo aqui em questão já dura quinze anos, e neste tempo contínuo e não urgente, Kunifas insistentemente permanece em um mesmo modo de estar e viver a cena a partir de uma questão original.
Referências
KUNIFAS, Cithia Bruck. Corpo desconhecido: um contínuo processo de criação em dança. Salvador, 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, 2008.
LARROSA, JORGE. Tremores: escritos sobre experiência. 1. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
MACHADO, Adriana B. A natureza da permanência: processos comunicativos complexos e a dança. São Paulo, 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - PUC-SP, 2001.
MACHADO, Adriana B. A dança da permanência: um jogo que permite adequar possibilidade e necessidade. In: COGNITO-ESTUDOS: Revista Eletrônica de Filosofia. São Paulo, V.2, nº2, Texto 10-22, p. 76-83, 2005.
PEREIRA, Sayonara. Corpos que esboçam memórias. In: Anais do Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) – Dança contrações epistêmicas. Porto Alegre. São Paulo: ANDA. v. 1. p. 01-11, 2011.
SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. 5. ed. São Paulo: Editora Intermeios, 2011.
VIEIRA, Jorge Albuquerque. Teoria do conhecimento e arte: formas de conhecimento – arte e ciência, uma visão a partir da complexidade. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2006.
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.