A poética do convite e as performatividades trans/formativas

Palavras-chave: Poética do convite, Performatividade, Trans/formação

Resumo

Nesse escrito compartilho reflexões sobre uma Poética do Convite enquanto agenciadora de campos de performatividade trans/formativa. Trans/formação enquanto as formações que se dão no trânsito. Lugar de
passagem. Deslocamento. Ser artista, educador/a, pesquisador/a. Estudante, investigador/a. O ensino, a criação. A prática, a teoria. Transicionando por jornadas autônomas embora compartilhadas. Assim, aponto desafios de operar po/eticamente na perspectiva das querências compartilhadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Moraes, Universidade de Brasília

Mestre em Artes Cênicas (UnB), Pós-graduada em Estudos Contemporâneos em Dança - lato sensu (UFBA) e Licenciada em Dança (IFB). 

 

Referências

FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea, Sala Preta, São Paulo: PPG-Artes Cênicas/USP, n. 8, 2008, pp. 235-246. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57373/60355> Acesso em: 18 jul. 2019.

FERNANDES, Silvia. Teatralidade e performatividade na cena contemporânea. Repertório. Salvador: PPG-Artes Cênicas/UFBA, v. 16, 2011, pp. 11-23. Disponível em:<https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/5391>. Acesso em 18 jul. 2019.

FOLEY, Cindy. Teaching art or teaching to think like an artist? TEDXColumbus., 2014. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=ZcFRfJb2ONk> Acesso em 15 nov. 2018.

GARCÉS, Marina. Un mundo común. Editor digital: marianico_elcorto. ePub base r1.1, 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2019.

LAROSSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução: Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

MANNING, Erin. The minor gesture. Durham : Duke University Press, 2016.

MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. 1 ed. São Paulo: Digitexto, 2010.

MUNDIM, Ana Carolina. O que é coreografia? In: A cena em foco: artes coreográficas em tempos líquidos/ Marcia ALMEIDA (org.) ; Susi Weber ... [et al.]. Brasília: Editora IFB, 2015.

TRIDAPALLI, Gladistoni. Aprender investigando: a educação em dança é criação compartilhada. Salvador, 2008. Dissertação (Mestrado em Dança) - Programa de Pós- Graduação em Dança, Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia - UFBA, 2008.

VILLAR, Fernando Pinheiro. Algo mais sobre performance, teatro e teatro performance – sangrando o “performão”. In: BEIGUI, Alex e BRAGA, Bya (Org). Treinamentos e modos de existência. Natal: EDUFRN, 2013. Pp. 127-162.

Publicado
2019-12-12
Como Citar
Moraes, J. (2019). A poética do convite e as performatividades trans/formativas. Conceição|Conception, 8(2). Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8656067