A violência dos limites na arte

Autores

  • Sergio Rojas Universidade do Chile

DOI:

https://doi.org/10.20396/conce.v9i00.8662157

Palavras-chave:

Arte, Violência, Corpo

Resumo

Pergunto-me, neste artigo, sobre a possibilidade da arte de enfrentar a violência hoje, quando já é claro que ela não funciona como uma interrupção excepcional do cotidiano, mas nele se concretiza. O que procuro refletir não é sobre o modo como as artes fazem da violência um "tema", mas sobre a possibilidade de que seja pensada, que o destinatário das obras seja alterado não pelo espetáculo da violência, viabilizada por feitos de sangue, mas pelo quão esmagador pode ser, efetivamente, pensar a ordem da violência. Que não esteja, em primeiro plano, uma carnificina humana que emudece, fazendo faltar as palavras, mas o pensamento que a violência provoca no espectador a partir de uma circunstância artística. A hipótese principal é que, em relação à violência, os próprios limites instituídos da arte podem se tornar um recurso tão ambíguo quanto essencial para dar origem a esse pensamento.

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Biografia do Autor

Sergio Rojas, Universidade do Chile

Doutor em Letras. Professor da Faculdade de Letras e da Faculdade de Filosofia e Humanidades da Universidade do Chile.

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

Rojas, S. (2020). A violência dos limites na arte. Conceição/Conception, 9(00), e020013. https://doi.org/10.20396/conce.v9i00.8662157

Edição

Seção

Artigos Temáticos