A violência dos limites na arte
DOI:
https://doi.org/10.20396/conce.v9i00.8662157Palavras-chave:
Arte, Violência, CorpoResumo
Pergunto-me, neste artigo, sobre a possibilidade da arte de enfrentar a violência hoje, quando já é claro que ela não funciona como uma interrupção excepcional do cotidiano, mas nele se concretiza. O que procuro refletir não é sobre o modo como as artes fazem da violência um "tema", mas sobre a possibilidade de que seja pensada, que o destinatário das obras seja alterado não pelo espetáculo da violência, viabilizada por feitos de sangue, mas pelo quão esmagador pode ser, efetivamente, pensar a ordem da violência. Que não esteja, em primeiro plano, uma carnificina humana que emudece, fazendo faltar as palavras, mas o pensamento que a violência provoca no espectador a partir de uma circunstância artística. A hipótese principal é que, em relação à violência, os próprios limites instituídos da arte podem se tornar um recurso tão ambíguo quanto essencial para dar origem a esse pensamento.
Downloads
Referências
BLUMENBERG, Hans: Naufragio con espectador. Paradigma de una metáfora de la existencia, Madrid, Visor, 1995.
BUTLER, Judith: “Vida precaria, vida digna de duelo”, Introducción a Marcos de guerra. Las vidas lloradas. Buenos Aires, Paidós, 2010.
CAMPIGLIA, María: Santiago Sierra y Teresa Margolles. Estética de la impotencia y el desencanto, Tesis Doctoral, Universidad de Barcelona, Facultad de Bellas Artes, marzo, 2015.
DIÉGUEZ. Ileana: Cuerpos sin duelo. Iconografías y teatralidades del dolor, Monterrey – México, Universidad Autónoma de Nuevo León, 2016.
ESTÉVEZ, Monserrat: Escenificaciones de la violencia en la puesta en escena (2017-2018): prácticas de lo autoinmune, Tesis de Magíster en Artes, mención Teoría e Historia del Arte, Departamento de Teoría, Facultad de Artes, Universidad de Chile, 2020.
FERAL, Josette: Teatro y violencia. ¿Una mediación imposible?, Santiago de Chile, Frontera Sur, 2016
HUYSMANS, Joris-Karl: Grünewald. El retablo de Isenheim [1905], Madrid, Casimiro, 2010.
LETELIER, Jorge: Crítica de “Noche mapuche”, en el sitio web CULTURIZARTE, 16 DE OCTUBRE DE 2017: Disponible en: https://culturizarte.cl/critica-de-noche-mapuche-un-discurso-delirante-y-torpe/
MOUFFE, Chantal: En torno a lo político, Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2007
SARTRE, Jean-Paul: San Genet comediante y mártir, Buenos Aires, Losada, 1967
SEGATO, Rita Laura: La escritura en el cuerpo de las mujeres asesinadas en Ciudad Juárez, Buenos Aires, Tinta Limón, 2013
TAYLOR, Diana: Introducción a Estudios avanzados de performance, Diana Taylor y Marcela Fuentes eds., México, Fondo de Cultura Económica, 2011
ZÚÑIGA, Rodrigo: Estética de la demarcación. Ensayo sobre el Arte en los límites del Arte, Ediciones Programa de Magíster en Teoría e Historia del Arte, Facultad de Artes, Universidad de Chile, 2010
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Sergio Rojas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.