Corpos ausentes e armas fundidas

arte e necropolítica na Colômbia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conce.v9i00.8662160

Palavras-chave:

Necropolítica, Colômbia, Acordos de paz

Resumo

Embora existam inúmeras e valiosas manifestações da relação entre memória, arte e violência na Colômbia hoje, aqui nos concentramos em duas práticas que ganharam notoriedade por sua relação com os Acordos de Paz de 2016. Por um lado, as Cantadoras de Pogue, que modificam um ritual afro-descendente e uma tradição musical de caráter funerário para se opor à necropolítica dominante em seu território, principalmente a partir de 2002, quando em uma cidade próxima - Bellavista, Bojayá - um dos maiores massacres de civis na história recente do País; e, por outro lado, o “contra-monumento” em celebração aos Acordos de Paz da reconhecida artista Doris Salcedo, que convidou mulheres vítimas de violência a moldá-lo. Analisaremos como ambas as práticas incorporam a necessidade de enfrentar tanto a necropolítica dominante na Colômbia quanto suas narrativas hegemônicas na esfera pública. 

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Biografia do Autor

Paola Marín, California State University

Professora Titular de Literatura Colonial da Universidade Estadual da Califórnia, em Los Angeles.

Gastón Alzate, California State University

Gastón A. Alzate é professor titular de teatro e literatura na California State University, em Los Angeles.

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

Marín, P., & Alzate, G. . (2020). Corpos ausentes e armas fundidas: arte e necropolítica na Colômbia. Conceição/Conception, 9(00), e020020. https://doi.org/10.20396/conce.v9i00.8662160

Edição

Seção

Artigos Temáticos