A colagem e o encenador-performer na cena acessível de Pippo Delbono

uma análise a partir de Questo Buio Feroce e Vangelo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conce.v10i00.8664074

Palavras-chave:

Pippo Delbono, Cena acessível, Teatro

Resumo

O presente artigo busca investigar aspectos relativos à organização de composições cênicas através da análise de dois espetáculos, Questo Buio Feroce (2006) e Vangelo (2016), do encenador italiano Pippo Delbono. O objetivo do estudo é apresentar os aspectos da colagem e do encenador-performer como princípios composicionais que são um indicativo a uma cena inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mateus Fazzioni, Universidade Federal de Santa Maria

Artista da cena, professo-performer pesquisador no Laboratório de Criação (LACRI/CNPq) e como Bolsista de Iniciação Científica (FIPE/CAL/UFSM) no Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade.

Referências

BERSELLI, Marcia. Abordagens à cena inclusiva: princípios norteadores para uma prática cênica acessível. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2013, 184 p. ISBN:978-85-273-0009-4

DELBONO, Pippo. Il viaggio, la guerra, il volo. Conversazione com Pippo Delbono a cura di Alessandra Rossi Ghiglione. In: GHIGLIONE, Alessandra Rossi. Barboni Il teatro di Pippo Delbono. Milano: Ubulibri, 1999, p. 17-89. 182 p.

PEREIRA, José A. T. R. O Teatro das disfunções ou A Cena contaminada. Tese (Doutorado em Teatro) - Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

RIBEIRO, Martha. Corpos sublimes: o teatro-festa de Pippo Delbono Il vangelo della teatralità. Sala Preta, São Paulo, v. 18, n. 1, 2018. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/137389>. Acesso em: 21 jan. 2021.

Publicado

2021-07-16

Como Citar

BERSELLI, M.; FAZZIONI, M. . A colagem e o encenador-performer na cena acessível de Pippo Delbono: uma análise a partir de Questo Buio Feroce e Vangelo. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 10, n. 00, p. e021003, 2021. DOI: 10.20396/conce.v10i00.8664074. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8664074. Acesso em: 17 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos - Temas Livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)