Estudos sobre a inserção da dança como componente curricular na educação básica brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conce.v10i00.8666948

Palavras-chave:

Dança na escola, Disciplina de dança, Ensino de arte

Resumo

Com foco na especificidade e autonomia do componente curricular Dança na Educação Básica, considerado na legislação educacional brasileira desde 2016, o texto reflete sobre a inserção do ensino de Dança na escola, a partir de produções acadêmicas recentes sobre o tema. A revisão de literatura e a pesquisa documental realizadas evidenciam aspectos contextuais, estruturais e relacionais da Dança como campo de conhecimento no meio escolar.

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Biografia do Autor

Débora Souto Allemand, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora de Dança do Colégio de Aplicação da UFRGS. Doutoranda em Artes Cênicas pela UFRGS. Mestra em Arquitetura e Urbanismo, Licenciada em Dança e Arquiteta e Urbanista (UFPel). Pesquisa as relações entre corpo, escola, dança e espaço. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa OMEGA/UFPel – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte e no Grupo de Estudos em Teatro e Educação GESTE/UFRGS.

Vera Lúcia Bertoni dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação, Licenciada e Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora e pesquisadora do Departamento de Arte Dramática (DAD) e do Programa de PPGAC, do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Líder do GESTE/ CNPQ.

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Allemand, D. S., & Santos, V. L. B. dos . (2021). Estudos sobre a inserção da dança como componente curricular na educação básica brasileira. Conceição/Conception, 10(00), e021018. https://doi.org/10.20396/conce.v10i00.8666948

Edição

Seção

Artigos - Temas Livres