Banner Portal
Artes performativas
PDF

Palavras-chave

Ancestralidades
Cosmopolíticas
Espiritualidades

Como Citar

OKAMOTO, Eduardo; QUILICI, Cassiano; GERALDI, Silvia Maria. Artes performativas: ancestralidades, cosmopolíticas, espiritualidades. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e022017, 2022. DOI: 10.20396/conce.v11i00.8671805. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8671805. Acesso em: 21 abr. 2024.

Resumo

A revista Conceição/Conception tem proposto abordagens que ampliam as reflexões sobre as artes performativas, conectando-as com temas emergentes da cultura contemporânea que demandam novas formas de pensamento e investigação. Neste número, convidamos o professor Daniel Plá, da Universidade Federal de Santa Maria, para organizar o Dossiê sobre “ancestralidades, cosmopolíticas e espiritualidades”, conceitos que circulam em discursos e propostas de diversas/os artistas e pesquisadoras/es, articulando dimensões éticas e estéticas, políticas e antropológicas. A riqueza de tais temáticas revela-se também na mobilização de uma pluralidade de abordagens do fazer artístico, em diferentes contextos e situações, afirmando uma multiplicidade de matrizes culturais e sociais. Teatro, dança e performance aparecem como um campo de elaboração de saberes teóricos e práticos da maior relevância no mundo atual, incluindo e extrapolando sua dimensão espetacular, reinventando os aspectos ritualísticos e a importância cotidiana da arte.

https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8671805
PDF

Referências

Silva Torralba Ribeiro, R. (2022). O retorno da Cobra Grande: ancestralidade e cuidado com o corpo-terra . Conceição/Conception, 11(00), e022008. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8671235

Fraleigh, S. (2022). Neutralidade luminosa na arte de caminhar para trás. Conceição/Conception, 11(00), e022011. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8671242

Zanete, R. (2022). A Céu Aberto: um exercício de teatro comunitário, entre as forças da natureza, a ancestralidade do mundo rural e a (necessária) resistência diante da iminência da destruição avassaladora da mineração capitalista. Conceição/Conception, 11(00), e022013. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8671126

Caldas Lewinsohn, A. (2022). “Nos are armei meu balanço, nos are eu me abalançava”: uma homenagem ao Caboclo de Arubá de Mestre Biu Alexandre. Conceição/Conception, 11(00), e022014. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8671323

Lemos, G., & Peretta, Éden. (2022). Dança e biopolítica: notas sobre uma vida nua. Conceição/Conception, 11(00), e022015. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8671128

Danilevicz, V., Ferreri, M. de A. ., & Baptista, L. A. dos S. (2022). Indiscerníveis. Conceição/Conception, 11(00), e022001. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8665846

Calligaris, J. (2022). Construção paródica por pessoas afásicas: sentidos e ressignificação performativa de “Negrinho do Pastoreio” . Conceição/Conception, 11(00), e022002. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8661037

Gusmão, R. (2022). O trágico na pós-modernidade: problematizando a arte-educação pelo dionisíaco. Conceição/Conception, 11(00), e022003. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8669116

Barroso, T. (2022). Repetição e espontaneidade: um diálogo entre Sanford Meisner e Keith Johnstone. Conceição/Conception, 11(00), e022004. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8668827

De Sousa Bastos, R., & de Lima Silva, R. (2022). Poéticas cerratenses em processos de criação em dança: um olhar para a produção acadêmica. Conceição/Conception, 11(00), e022005. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8667489

Da Rosa, D. D. (2022). Montagem, narrativa, discurso: estratégias cinematográficas na encenação de Cabras: Cabeças que Voam, Cabeças que Rolam. Conceição/Conception, 11(00), e022006. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8668045

Rosa, A., Gomes, S., & Lupion, S. (2022). O ato de inventariar práticas artístico-pedagógicas através de três companhias de teatro de Maringá-PR. Conceição/Conception, 11(00), e022007. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8668144

Perussi de Souza, M. A. (2022). A mudez da escuta e o encanto das palavras: Virgin Suicides, de Susanne Kennedy. Conceição/Conception, 11(00), e022009. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8671106

Righi de Oliveira, J., Scariot Vargas, R., & Wizniewsky, J. G. . (2022). As potencialidades da arte como ferramenta ontológica para adiar o fim do mundo: educação estética e a problemática ambiental . Conceição/Conception, 11(00), e022010. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8670806

Monteiro Viana, J. (2022). Entrevista de Julia Monteiro Viana com a Professora Maria Lucia Lee (Inverno, 2022). Conceição/Conception, 11(00), e022012. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8671099

Amanajás, I. de A., & Soares, M. V. (2022). Conversas de Warung: Martabak Telor Com I Nyoman Terima. Conceição/Conception, 11(00), e022016. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8670311

Pimenta, F. (2022). A subversão das palhaças: uma entrevista com Karla Concá. Conceição/Conception, 11(00), e022018. https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8671116

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Conceição/Conception

Downloads

Não há dados estatísticos.