Resumo
O artigo discute a montagem da ópera Il Guarany, de Carlos Gomes, empreendida pelo Theatro Municipal de São Paulo no ano de 2023. Partindo de uma análise do espetáculo, investiga-se como a presença de artistas indígenas na cena contribui para o enfrentamento dos dilemas políticos que a narrativa indianista constitui na atualidade, conferindo uma perspectivação histórica à obra e apontando caminhos para uma representação ética de grupos e sujeitos historicamente subalternizados.
Referências
BROOK, Peter. A porta aberta. São Paulo: Civilização Brasileira, 1999.
DE CASTRO, Eduardo Viveiros. O mármore e a murta: sobre a inconstância da alma selvagem. Revista de antropologia, p. 21-74, 1992.
DESS, Conrado. Notas sobre o conceito de representatividade. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 43, 2022. DOI: 10.5965/1414573101432022e0206.
______. Para se pensar uma representatividade negra: reflexões sobre o corpo (não) negro nas artes cênicas. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 3, n. 39, p. 1-21, 2020. DOI: 10.5965/14145731033920200204.
FERNANDES, Sílvia. Experiências do real no teatro. Sala Preta, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 3-13, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-3867.v13i2p3-13.
FÉRAL, Josette. Além dos limites. Teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FORJAZ, Cibele. Il Guarany, ópera de Carlos Gomes, & Os Guarani, nossos contemporâneos. IN: Libreto Digital Il Guarany. São Paulo: Theatro Municipal de São Paulo, 2023.
HOOKS, bell. Olhares Negros: raça e presentação. São Paulo: Editora Elefante, 2019.
LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
MAMMÍ, Lorenzo. Carlos Gomes. São Paulo: Publifolha, 2001.
ORTIZ, Renato. O Guarani: mito de fundação da Brasilidade. O Público e o Privado, v. 21, n. 44, p. 22-38, 2023.
PICON-VALLIN, Beatriz. A Cena em ensaios. São Paulo: Perspectiva, 2008.
RANCIÈRE, Jacques. Aux bords du politique. Paris: Gallimard, 2004
______. La pensée des bords (entretien avec Fabienne Brugère). Critique, n. 881, p. 828-840, 2020.
SAISON, Maryvonne. Les théâtres du réel. Paris: L’Harmatan, 1998.
SANTOS, Lucas Keese dos. A esquiva do xondaro: movimento e ação política entre os Guarani Mbya. 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
SARRAZAC, Jean-Pierre. A invenção da teatralidade. Sala Preta, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 56-70, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-3867.v13i1p56-70.
VELARDI, Marília. O corpo na ópera: alguns apontamentos. Sala Preta, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 42-52, 2011. DOI: 10.11606/issn.2238-3867.v11i1p42-52.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Conceição/Conception