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Desesculpindo Il Guarany
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Palavras-chave

Ópera
Carlos Gomes
Il Guarany
Povos indígenas

Como Citar

DESS, Conrado. Desesculpindo Il Guarany: dilemas do século XIX para uma cena do século XXI. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 12, n. 00, p. e023018, 2023. DOI: 10.20396/conce.v12i00.8674357. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8674357. Acesso em: 27 abr. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

O artigo discute a montagem da ópera Il Guarany, de Carlos Gomes, empreendida pelo Theatro Municipal de São Paulo no ano de 2023. Partindo de uma análise do espetáculo, investiga-se como a presença de artistas indígenas na cena contribui para o enfrentamento dos dilemas políticos que a narrativa indianista constitui na atualidade, conferindo uma perspectivação histórica à obra e apontando caminhos para uma representação ética de grupos e sujeitos historicamente subalternizados.

https://doi.org/10.20396/conce.v12i00.8674357
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