Resumo
Este artigo aborda aspectos da relação entre forma artística e forma social, desdobrando também a articulação entre testemunho e ponto de visão na cena teatral e em particular a prática de um “teatro negro”, no esboço de uma noção de escrita e análise, que é a fugografia.
Referências
André Lepecki, Coreopolítica e coreopolícia. Revista Ilha, Florianóplis, v. 13, n. 1, jan./jun., 2011.
FABIÃO, Eleonora; Schneider Alcure, Adriana, Janelas Abertas: Conversas sobre arte, política e vida, Rio de Janeiro: Cobogó, 2023, pp. 56-76.
Luiz Roberto Salinas Fortes, Retrato Calado, São Paulo: Cosac Naify, 2012.
Machado de Assis, “Pai contra mãe”, in Obra completa em quatro volumes, volume 2, organização de Aluízio Leite Neto, Ana Lima Cecílio, Heloísa Jahn, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008.
Marilena Chauí, “Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil”, in Conformismo e resistência, Escritos de Marilena Chauí – volume 4, Belo Horizonte/São Paulo: Autêntica/Fundação Perseu Abramo, 2014, pp. 146-147.
Mário de Andrade, Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, estabelecimento de texto por Telê Ancona Lopes e Tatiana Longo Figueiredo, Rio de Janeiro: Agir, 2007, p. 214.
MOMBAÇA, Jota. Não vão nos matar agora. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021, que abriu a coleção Encruzilhada, que coordeno.
Roland, Barthes, Mitologias, tradução de Rita Buongermino e Pedro de Souza, São Paulo: DIFEL, 1982.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Conceição/Conception