Banner Portal
Limiares entre a dança e o teatro
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Dança. Teatro. Trabalho sobre si.

How to Cite

MAGALHÃES, Carolina de Pinho Barroso. Limiares entre a dança e o teatro. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 54–64, 2015. DOI: 10.20396/conce.v4i2.8647662. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647662. Acesso em: 17 aug. 2024.

Abstract

O objetivo desse artigo é refletir sobre o limiar entre a dança e o teatro, dentro do contexto de hibridismo das criações atuais. Procura-se trazer como foco para a experimentação desse espaço ecótone diálogos entre propostas e pensamentos de Jerzy Grotowski e de autores e processos criativos da dança, confluindo esse encontro através do criador intérprete em um trabalho sobre si.

https://doi.org/10.20396/conce.v4i2.8647662
PDF (Português (Brasil))

References

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BARBA, EUGENIO e SAVARESE, NICOLA. A arte secreta do ator – Dicionário de antropologia teatral. Campinas: Hucitec, 1995.

BENJAMIN Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

BOCK, Wolfgang. Atenção, fuga e salvação medila – duas figuras lminares em rua de mão única, de Walter Benjamim. In Otte Georg, Seldmayer Sabrina e Cornelsen Elcio (org) Limiares e passagens em Walter Benjamin. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2010.

BONFITTO, MATTEO. O ator-compositor: as ações físicas como eixo: de Stanislávski a Barba. 2a edição. São Paulo: Perspectiva, 2006.

COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea: criação, encenação e recepção. São Paulo: Perspectiva, 1998.

DIAS, L. Nietzsche, Artaud e o pós dramático: elementos de uma crise anunciada? Ensaios Filosóficos, Volume XI – Julho/2015.

FALKEMBACH, Maria Fonseca. Dramaturgia do corpo e reinvenção de linguagem: transcriação de retratos literários de Gertrude Stein na composição do corpo cênico. Florianópolis, UDESC/ CEART-Programa de Pós-Graduação em Teatro 2005 (Dissertação de Mestrado).

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Entre a vida e a morte. In Otte Georg, Seldmayer Sabrina e Cornelsen Elcio (org) Limiares e passagens em Walter Benjamin. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2010.

GIL, José. Movimento Total: O Corpo e a Dança. São Paulo: Iluminuras, 2005.

GREINER, Christine. O corpo artista e suas conexões indisciplinares. In: SEMINÁRIO DO PROJETO LABORATÓRIO: TEXTUALIDADES CÊNICAS CONTEMPORÂNEAS / AÇÃO ARTE EXPANDIDA. Curadoria de Fernando Mencarelli e Nina Caetano. Conferência. Teatro Francisco Nunes. Belo Horizonte: 25 de Agosto de 2006. In: GARROCHO, Luiz Carlos. MENCARELLI, Fernando Antonio. Cartografias de uma improvisação física e experimental. 2007. 228 f. : il.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. 4 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

HÉRCOLES, Rosa Maria. Formas de Comunicação do Corpo – Novas Cartas sobre a Dança. Tese Doutorado – Comunicação e Semiótica (PUC-SP), 2005.

KATZ, Helena. O coreógrafo como DJ. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia(Orgs.). Lições de Dança 1. Rio de Janeiro: UniverCidade, 1998. Pag.11-24

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.

LIMA, Carla Andréa Silva; HILDEBRANDO, Antônio. Dança-teatro a falta que baila: a tessitura dos afetos nas obras do Wuppertal Tanztheater. 2008. 132f. Dissertação (Mestrado) –Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Escola de Belas Artes.

LIMA, Tatiana Motta. Habitações Provisórias. Palestra: Trabalho sobre si mesmo em Grotowski e no Workcenter: novas formas de subjetividade, novos corpos. http://vimeo.com/54158582, 2013.

MORAES, Alexander Evaristo Araújo; MENCARELLI, Fernando Antonio. Entre a precisão e espontaneidade: Grotowski e os princípios pragmáticos do trabalho do ator. 2008. 150 f. Belo Horizonte, MG. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes.

NIETZSCHE, Friedrich. A Origem da Tragédia (ou Helenismo e Pessimismo). Trad. Jacó Guinsburg. 2a ed. São Paulo: Cia. Das Letras, 1992.

PARRA, Denise Vendrami. A Dança na Contemporaneidade: o foco em dois centros de formação. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa, 2009.

PRIMO, Rosa. A Dança Possível: as ligações do corpo numa cena. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2006.

QUILICI, Cassiano Sydow. O Treinamento do Ator/Performer: Repensando o “Trabalho sobre Si” a partir de Diálogos Interculturais. Revista Urdimento, no. 19, Novembro 2012.

STANISLÁVSKI, K. Etica y disciplina/Metodo de acciones físicas (Propedéutica del actor). Seleção e notas de Edgar Ceballos. México: Grupo editorial Gaceta, 1994.

TRAVI, Maria Tereza Furtado. A dança da mente: Pina Bausch e psicanálise. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011.

Conceição / Conception uses the Creative Commons (CC) license, thus preserving the integrity of articles in an open access environment. The journal allows the author to retain publication rights without restrictions.

Downloads

Download data is not yet available.