Banner Portal
Corpos Estrangeiros: o mito da subjetividade e outros mitos. Análise da relação entre memória e subjetividade no treinamento diário do dançarino e as prerrogativas da dança-teatro na subjetividade contemporânea
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Dança-teatro. Dança indiana. Expressão e movimento.

How to Cite

VIEIRA, Marília. Corpos Estrangeiros: o mito da subjetividade e outros mitos. Análise da relação entre memória e subjetividade no treinamento diário do dançarino e as prerrogativas da dança-teatro na subjetividade contemporânea. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 31–40, 2015. DOI: 10.20396/conce.v4i1.8647672. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647672. Acesso em: 17 aug. 2024.

Abstract

O objeto deste estudo é o contraste existente entre o treinamentodiário ou regular do dançarino e as exigências de encenaçãoda modalidade dança-teatro, ou seja, as práticas interpretativas. Tendo como ponto de base desta análise as obras Natyashastra e Abhinayadarpanan, e o conhecimento da práticade treinamento da dança indiana de estilo Odissi, e outros estilos, estabeleceremos uma comparação e apropriação de princípios básicos do gestual humano e utilização do espaço cênico codificados nas obras em questão cujos princípios interpretativos estão nos mitos, e as possibilidades expressivas no desempenho de conteúdos dramáticos e suas imbricações nadança e as relações com a subjetividade contemporânea a partir da visão de Lewkowicz, Cantarelli e o Grupo Doze, bem como de Sueli Rolnik.
https://doi.org/10.20396/conce.v4i1.8647672
PDF (Português (Brasil))

References

BARCELLOS, T. M. Com que roupa eu vou pro samba? Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1999.

BHARATA. Natyashastra. Trad. Rangacharya, A. N. Delhi: Munshiram Manoharlal Pub. Ltd., 2007.

CIPPICIANI, I. Abhinaya: A construção do Corpo Narrativo – O Elemento expressivo do teatro e dança clássica na Índia. Dissertação de Mestrado em Artes da Cena. Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes. Campinas-SP: [s.n.], 2014.

LEWKOWICZ, I., CANTARELLI, M., Grupo Doze. Do Fragmento à Situação: anotações sobre a subjetividade contemporânea. Argentina: Editorial Altamira, 2006.

RAMM-BONWITT, Ingrid. Mudras: as mãos como símbolo do Cosmos. Tradução: Dante Pignatari. São Paulo: Editora Pensamento, 1987.

ROLNIK, Sueli. Cartografia Sentimental: Transformações contemporâneas do desejo. 2.ed. Porto Alegre: Sulina 2006.

SOARES, M. V. Técnica Energética: Fundamentos Corporais de Expressão e Movimento Criativo. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas-SP: [s.n.], 2000.

ZIMMER, H. Mitos e Símbolos na Arte e Civilização na Índia. São Paulo: Pallas Athena, 1989.

ZIMMER, H. A Conquista Psicológica do Mal. São Paulo: Pallas Athena, 2000.

Conceição / Conception uses the Creative Commons (CC) license, thus preserving the integrity of articles in an open access environment. The journal allows the author to retain publication rights without restrictions.

Downloads

Download data is not yet available.