Banner Portal
Xamanismo e performance na criação do espetáculo Ka, de Renato Cohen
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Performance (Arte). Renato Cohen. Teatro.

How to Cite

BOROVIK, Samira. Xamanismo e performance na criação do espetáculo Ka, de Renato Cohen. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 52–62, 2014. DOI: 10.20396/conce.v3i2.8647686. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647686. Acesso em: 5 jul. 2024.

Abstract

Do ponto de vista da atuação, este artigo é sobre a iniciação em performance e xamanismo na criação do espetáculo Ka - Poética Zaum de Velimir Khlébnikov, encenado por Renato Cohen (1956-2003), como conclusão do curso de Artes Cênicas da Unicamp em 1998. Durante o work in progress, o encenador ampliou os recursos de preparação para o ator através do ritual xamânico e das vivências em body art, no contexto da via irracionalista de atuação.
https://doi.org/10.20396/conce.v3i2.8647686
PDF (Português (Brasil))

References

CARVALHAES, Ana G. Persona performática: alteridade e experiência na obra de Renato Cohen. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2012.

COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Edusp, Ed. Perspectiva, 1989.

COHEN, Renato. Work in Progress na Cena Contemporânea. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1998.

COHEN, Renato. Xamanismo e Teatralização: Ka e as mitopoéticas de Khlébnikov. Cadernos da pós-graduação. Instituto de Artes/UNICAMP, Campinas, SP, 2000, vol. 4 (n.1) p.125-134.

ELIADE, Mircea. O xamanismo e as técnicas arcaicas do êxtase. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1998.

TURNER, Victor. O Processo Ritual: estrutura e anti-estrutura. Petrópolis: Ed. Vozes,1974.

Conceição / Conception uses the Creative Commons (CC) license, thus preserving the integrity of articles in an open access environment. The journal allows the author to retain publication rights without restrictions.

Downloads

Download data is not yet available.