Banner Portal
O trabalho do ator sobre si mesmo: memória, ação, linguagem e silêncio
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Artes. Teatro. Atuação.

How to Cite

COPELIOVITCH, Andrea. O trabalho do ator sobre si mesmo: memória, ação, linguagem e silêncio. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 76–89, 2016. DOI: 10.20396/conce.v5i2.8648046. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8648046. Acesso em: 17 aug. 2024.

Abstract

O estudo da trajetória de Stanislavski e de suas experiências sugere uma reflexão sobre o que é e como é realizar pesquisa em teatro. Para Stanislavski essa pesquisa se dá no “si mesmo” do ator”. Pesquisar o si mesmo é pesquisar a vida inteira; no caso do teatro, é  fazer a vida acontecer na cena. O acontecimento da vida no palco é o acontecimento desse si mesmo com todas as suas complexidades; é tornar-se linguagem própria à cena. O "si mesmo", em constante transformação na impermanência do tempo, constitui seu repertório de vivências e revivescências e nos traz questões fundamentais como memória, ação, linguagem e silêncio.

https://doi.org/10.20396/conce.v5i2.8648046
PDF (Português (Brasil))

References

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec; Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1995.

BROOK, Peter. A Porta Aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

BROOK, Peter. Avec Grotowski. Brasília: Teatro Caleidoscópio & Editora Dulcina, 2011.

BROOK, Peter. O teatro e seu espaço. Petrópolis: Vozes, 1970.

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação.

Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2001.

CASTRO, Manuel Antônio de. Interpretação e ética: afirmação das diferenças culturais como vigor da poiesis. Disponível em: http://www.geocities.ws/ail_br/interpretacaoeetica.html Acesso em 10 de outubro de 2014.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.

GROTOWSKI, Jerzy. Sobre o Método das Ações Físicas. Palestra proferida por Grotowski no Festival de Teatro de Santo Arcangelo (Itália), em junho de 1988. Disponível em: http://www.grupotempo.com.br/tex_grot.html Acesso em 20 de outubro de 2014.

GUINSBURG, Jacó. Stanislavski e o Teatro de Arte de Moscou. São Paulo: Perspectiva, 1985.

HEIDEGGER, Martin. Sobre o Humanismo: carta a Jean Beaufret, Paris. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Os Pensadores).

ISOLA, Alberto. Stanislavsky y la idea de la acción. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yPSOXr_qU_I Acesso em 20 de outubro de 2014.

JARDIM, Antônio. Música: vigência do pensar poético. Tese de Doutorado em Música. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994.

PLATÃO. A República. São Paulo: Nova Cultural, 2004.

RICHARDS, Thomas. Al lavoro con Grotowski sulle azioni siche. Milano: Ubulivri, 1993.

SHAKESPEARE, William. The complete works of Shakespeare. Nova York: Longman, 1997.

SHAKESPEARE, William. Hamlet. Tradução de Millôr Fernandes. Disponível em: http://www.encontrosdedramaturgia.com.br/wp-content/uploads/2010/10/Shakespeare-HAMLET-Tradu%C3%A7%C3%A3o-Mill%C3%B4r-Fernandes.pdf Acesso em: junho de 2016.

STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. Tradução de Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.

STANISLAVSKI, Constantin. El Trabajo del Actor Sobre Sí Mismo en el Proceso Creador de la Encarnación. Tradução de Salomón Merener. Buenos Aires: Quetzal, 1983.

STANISLAVSKI, Constantin. El Trabajo del Actor Sobre Sí Mismo en el Proceso Creador de las Vivencias. Tradução de Salomón Merener. Buenos Aires: Quetzal, 1980.

STANISLAVSKI, Constantin. El trabajo del actor sobre su papel. Tradução de Salomón Merener. Buenos Aires: Quetzal, 1977.

STANISLAVSKI, Constantin. Etica y disciplina/metodo de acciones fisicas (Propedéutica del actor). Seleção e notas de Edgar Ceballos. México: Grupo editorial Gaceta, 1994.

STANISLAVSKI, Constantin. Mi Vida en el Arte. Habana: Editorial Arte e Literatura, 1980.

STANISLAVSKI, Constantin. Minha Vida na Arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

TOPORKOV, Vasily Osipovich. Stanislavski in Rehearsal. Abingdon: Routledge, 2004.

ZALTRON, Michele Almeida. O trabalho do ator sobre si mesmo de K. Stanislavski e a via negativa de J. Grotowski: confluências ou divergências. In Cadernos Virtuais de Pesquisa em artes cênicas, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/pesqcenicas/article/view/3024/2443 Acesso em 20 de outubro de 2014.

Conceição / Conception uses the Creative Commons (CC) license, thus preserving the integrity of articles in an open access environment. The journal allows the author to retain publication rights without restrictions.

Downloads

Download data is not yet available.