Banner Portal
Bufão: máscara e conexões rituais
PORTUGUÊS
INGLÊS

Palavras-chave

Máscara. Ritual. Bufão.

Como Citar

BRONDANI, Joice Aglae. Bufão: máscara e conexões rituais. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 15–34, 2017. DOI: 10.20396/conce.v6i1.8648652. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8648652. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo traz considerações sobre a Máscara do Bufão. Coloca esta em relação com um universo sensível, numinoso, xamanico e mítico e estabelece conexões com Dionísio, Exu e Sátiro. Buscando sublinhar as potências de incorporação dos princípios grotescos, carnavalescos e ritualísticos desta Máscara.

https://doi.org/10.20396/conce.v6i1.8648652
PORTUGUÊS
INGLÊS

Referências

ABELAR, Taisha. A travessia das Feiticeiras. A jornada iniciática de uma mulher. Trad. Terezinha Batista dos Santos. Rio de Janeiro: Record/Nova Era, 1996.

AUGRAS, Monique. Imaginário da magia: magia do imaginário. Petrópolis: Vozes e Editora da PUC, 2009.

BACHELARD, Gaston. A Terra e os Devaneios do Repouso. São Paulo: Martins Fontes Ltda., 1990.

BACHELARD, Gaston. O direito de sonhar. São Paulo: DIFEL, 1986.

BALANDIER, Georges. Le pouvoir sur scènes. Paris-FR: Fayard, 2006.

BAKHTIN, Mikhaïl. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento. O contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC, 1999.

BARRIO, Angel-B. Espina. Manual de Antropologia Cultural. Recife: Ed. Massangana, 2005.

BENISTE, José. Òrun Àiyé. O encontro de dois mundos: o sistema de relacionamento nagô-yoruba entre o céu e a terra. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. Trad. Maria Paula V. Zurawski, J. Guinsburg, Sérgio Coelho e Clóvis Garcia. São Paulo: Perspectiva, 2001.

BOTAS, Paulo Cezar Loureiro. Carne do Sagrado Edun Ara: Devaneios sobre a espiritualidade dos Orixás. Rio de Janeiro: Kainania Presença Ecumênica e Serviço Vozes, 1996.

BRANDÃO, Junito de Souza. O Teatro Grego – Origem e Evolução. Rio de Janeiro: Tarifa Aduaneira do Brasil, 1980.

BRANDÃO, Junito de Souza. Teatro Grego: Tragédia e Comédia. Petrópolis: Vozes, 2007.

BRONDANI, Joice Aglae. Varda Che Baucco! Transcursos Fluviais de uma Pesquisatriz: Bufão, Commedia dell’Arte e Manifestações Espetaculares Populares Brasileiras. Salvador-BA, Fast Design, 2014. ISBN: 9788588863705.

BRONDANI, Joice Aglae. Uma Fala Mítica – Reflexões Sobre Práticas Espetaculares Populares Brasileiras. In: BRONDANI, Joice Aglae (Org.). Scambio dell'Arte: Commedia dell'Arte e Cavalo Marinho. Teatro-Máscara-Ritual. Interculturalidades. Salvador: Fast Design, 2013. pp.13-30. ISBN: 9788588863378.

BRONDANI, Joice Aglae. Commedia Dell’arte e Cavalo Marinho: Transcursos Fluviais de uma Pesquisatriz. In: OLIVEIRA, Erico José Souza de (Org.). Tradição e contemporaneidade na cena do cavalo marinho.. Salvador: EDUFBA, 2012. pp.113-122.

BRONDANI, Joice Aglae. A Máscara: Do Bufão ao Clown. In: BRONDANI, Joice Aglae; LEITE, Vilma Campos; TELLES, Narciso (orgs.). Teatro-Máscara-Ritual. Campinas: Ed. Alínea, 2012. pp.71-90.

BRONDANI, Joice Aglae. Frevo, capoeira, samba ... Buffoni, Zanni, Arlecchino... caminhos fluviais: (um) universo e (um) imaginário. Ouvirouver, Uberlândia (Edufu), n. 4, 2008.

BURNIER, Luis Otávio. A Arte de Ator: da Técnica à Representação. Elaboração, codificação e sistematização de técnicas corpóreas e vocais para o ator. Campinas: Editora da UNICAMP, 2001.

CAILLOIS, Roger. Les jeux et les hommes – Le masque et le vertige. Paris: Gallimard, 1967.

CAMPORESI, Piero. Rustici e buffoni. Cultura popolare e cultura d’élite fra Medioevo ed età moderna. Torino: Giulio Einaldi Editore s.p.a.,1991.

CONTIN, Claudia, MERISI, Ferruccio. Arlecchino e l’uomo selvatico: rapporto uomo-natura in antiche tradizioni carnevalesche. In: CONTIN, Claudia (Org.). Progetto Sciamano 2002. Maschere e Marionette dal Mondo. Pordenone: Ed. Provincia di Pordenone, 2002.

CONTIN, Claudia. Perseguindo Arlecchino. Trad. Joice Aglae Brondani. Ouvirouver, Uberlândia (Edufu), n. 4, 2008.

COSTA, Lígia Militz, REMÉDIOS, Maria Luiza Ritzel. A Tragédia. Estrutura e História. São Paulo: Ática, 1988.

CHACRA, Sandra. Natureza e Sentido da Improvisação Teatral. São Paulo: Perspectiva, 1983.

DUCHARTRE, Pierre-Louis. La Commedia dell’Arte au XVI siècle, en 1601... et en 1981. Le Recueil Fossard. Compositions de Rhétorique. Paris: Librairie Théâtrale, 1981.

FO, Dario. Manual Mínimo do Ator. RAME, Franca (Org.). Trad. Lucas Baldovino, Carlos David Slak. São Paulo: Ed. SENAC, 1999.

GASSNER, John. Os Mestres do Teatro I. Trad. Alberto Guzik e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1974.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1993.

LECOQ, Jacques. Le corps Poétique. Paris: Anrat, 1997.

MAFFESOLI, Michel. A Sombra de Dionísio: Contribuição a uma sociologia da orgia. Trad. Aluizio Ramos Trinta. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1985.

MARTIN, Serge; PEZIN, Patrick. Le Fou Roi des théâtres / Voyage en Commedia dell’arte. Saint-Jean-de-Védas: L’Entretemps, 2003.

MINOIS, Georges. Histoire du rire et de la dérision. Paris: Fayard, 2000.

MOLINARI, Cesare. Storia del Teatro. Roma: Editori Laterza, 16. ed. 2007.

MOLINARI, Cesare. La Commedia dell’Arte. Milano: Arnoldo Mandadori, 1985.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Trad. J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2005.

ROCHA, Maria Christina de Caldas. O Discurso Político no Édipo-Rei de Sófocles. In: FELIX, Loiva Otero; GOETTEMS, Míriam Barcellos (Orgs). Cultura Grega Clássica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1989.

TAVIANI, Ferdinando. La Commedia dell’Arte e la Società Barocca. La fascinazione del teatro. Roma: Bulzoni Editore, 2. ed. 1991.

TAVIANI, Ferdinando. O Teatro de Meyerhold. Trad. Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.

TAVIANI, Ferdinando; SCHINO, Mirella. Il segreto della Commedial dell’Arte. La memoria delle compagnie italiane del XVI, XVII, XVIII secolo. Firenze: La Casa Usher, 1982.

TESSARI, Roberto. Commedia dell'Arte e rituais não cristãos. Trad. Joice Aglae Brondani. In: BRONDANI, Joice Aglae (Org.). Scambio dell'Arte: Commedia dell'Arte e Cavalo Marinho. Teatro-Máscara-Ritual. Interculturalidades. Salvador: Fast Design, 2013.

TESSARI, Roberto. Commedia dell’Arte: La Maschera e l’Ombra. Azzate: Ed. Mursia, 1981.

WILLEFORD, William. Il Fool e il suo scettro. Viaggio nel mondo dei clown, dei buffoni e dei giullari. Trad. Daniela Bonelli. Bergamo: Moretti & Vitali, 2005.

Licença Creative Commons
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

Downloads

Não há dados estatísticos.