Banner Portal
A construção do território cênico no processo criativo da dramaturgia aberta
PDF

Palavras-chave

Dramaturgia aberta. Território cênico. Coletivo Tombado.

Como Citar

PIFFER, Jamila Silveira Gontijo. A construção do território cênico no processo criativo da dramaturgia aberta. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 33–46, 2016. DOI: 10.20396/conce.v5i1.8647647. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647647. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

O espaço público como dispositivo no processo criativo da dramaturgia aberta. Este artigo analisa como a escolha por locais de encenação não convencionais influenciou a montagem e a construção das cenas do Coletivo Tombado em sua busca para a criação de um território cênico na peça Para Mahal.

https://doi.org/10.20396/conce.v5i1.8647647
PDF

Referências

BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Martins, 2009. p. 82-83.

ESPÍRITO SANTO, Denise. LOTUFO, Júlia. Corpografias Urbanas. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 70-82, jan./abr. 2014. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/presença. Acesso em: 10 mar. 2016.

ICLE, Gilberto. Da performance na educação: Perspectivas para pesquisa e a prática. In: PEREIRA, Marcelo de Andrade. Performance e Educação: (des)territorializações pedagógicas. Santa Maria: UFSM, 2013. p. 9-22.

MAZETTI, Henrique Moreira. Intervenção urbana: representação e subjetivação na cidade. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, v. 29, Brasília, 2006. NP 21 - Comunicação e Culturas Urbanas, Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom, 6.

MENEZES, Márcio Nascimento. Dramaturgia aberta: dispositivo, abertura e participação. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília. Brasília 2010.

MATTELART, Armand. NEVEU, Érik. Introdução aos Estudos Culturais. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. PROCESSO Criativo Para Mahal. Observações sobre a montagem da peça teatral do Coletivo Tombado. Blog. 2015. Disponível em: http://www.observaparamahal.blogspot.com.br/. Acesso em: 1 jun. 2016.

REIS, Demian Moreira. A Ação física e a composição do ator em Grotowski. Mimus -Revista on-line de mímica e teatro físico, Bahia, ano 1, n. 1, p. 31-52, 2009. Disponível em: http://www.mimus.com.br/demian2.pdf. Acesso em: 02 fev. 2016.

RANCIÈRE, Jacques. El Espectador Emancipado. Buenos Aires: Manatial, 2010. SOEIRO, Alberto Correa. O instinto da plateia: na sociedade do espetáculo. Brasília: Círculo de Giz, 2003.

Licença Creative Commons
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

Downloads

Não há dados estatísticos.